Numa mensagem sobre o Dia Internacional das Energias Limpas, as Nações Unidas festejam a revolução, mas reconhecem os desafios a enfrentar, como acabar com os combustíveis fósseis. Angola tem uma estratégia nacional para as energias renováveis, que visa promover e explorar novas fontes de energia.
O país tem potencial para produzir energia limpa, com destaque para a energia hídrica, solar, fotovoltaica e biomassa.O Dia Internacional das Energias Limpas 2025, celebrado a 26 de janeiro, é uma iniciativa global promovida pelas Nações Unidas, em colaboração com organizações internacionais, governos e entidades privadas.
Esta data tem como objetivo destacar a urgência de acelerar a transição para fontes de energia limpa e sustentável, contribuindo para a mitigação das alterações climáticas e para um desenvolvimento económico e social mais equilibrado e resiliente.
A comemoração pretendeu sensibilizar a sociedade para os benefícios ambientais, económicos e sociais da energia renovável, incentivando a adoção de práticas mais sustentáveis em todos os setores, incluindo o turismo.
Ao sublinhar o papel central da energia limpa no combate às alterações climáticas e na redução da pegada de carbono, esta celebração reforça a importância de unir esforços globais para um futuro mais sustentável.“No Dia Internacional da Energia Limpa comemoramos essa revolução.

Mas também reconhecemos os desafios que temos pela frente”, disse António Guterres, Secretário-geral das Nações Unidas.“O fim da era dos combustíveis fósseis é certo, mas os governos precisam garantir que isso ocorra de forma rápida e justa.
Isso é fundamental para nos salvar do pior da crise climática e para conectar todas as pessoas à energia limpa, tirando milhões de pessoas da pobreza”.OSG da ONU disse que neste ano, prevê-se que as energias renováveis se tornarão a maior fonte de geração de eletricidade do mundo pela primeira vez. Enquanto isso, os seus preços continuam a cair.
Em Angola, o Governo está fortemente comprometido com as energias renováveis e com o objectivo de as manter como suporte e base do sistema eléctrico de Angola, em particular através de uma forte aposta no potencial hidroeléctrico do País.
O Plano de Desenvolvimento do Sector Energia e Águas, comprometido com as gerações futuras, tem como objetivo diversificar a aposta nas energias renováveis através de um papel crescente das novas energias renováveis, incluindo as pequenas hidroeléctricas.
Prevê-se que o consumo até 2025 possa atingir os 39 TWh sendo necessário superar os 9 GW de potência instalada para fazer face à variabilidade hidrológica e garantir a segurança de abastecimento.
Recorde-se que 26 de janeiro é data da fundação da Agência Internacional de Energia Renovável, uma agência intergovernamental global criada em 2009, para apoiar os países em suas transições energéticas, servir como uma plataforma de cooperação internacional e fornecer dados e análises sobre tecnologia, inovação, política, finanças e investimentos em energia limpa.A data, 26 de janeiro, foi estabelecida pela Assembleia Geral da ONU para aumentar a consciencialização e mobilizar ações para uma transição justa para a energia limpa. (J24 Horas)

