Início Opinião PARQUE SOLAR FOTOVOLTAICO DO LUAU JÁ ESTÁ EM OPERAÇÃO

PARQUE SOLAR FOTOVOLTAICO DO LUAU JÁ ESTÁ EM OPERAÇÃO

por Editor

O Município do Luau, na Província do Moxico Leste, vive um novo tempo com o arranque operacional do Parque Solar Fotovoltaico local, uma infra-estrutura estratégica do Ministério da Energia e Águas que começou, desde ontem, dia 17 de Abril, a fornecer energia eléctrica à população.

Trata-se de um marco histórico para aquela região do leste do país, que passa a beneficiar de uma fonte de energia limpa, moderna e sustentável, reforçando a qualidade de vida das famílias, impulsionando o comércio local e criando melhores condições para os serviços públicos, escolas, hospitais e actividades económicas.

O empreendimento dispõe de uma capacidade instalada de 32,20 megawatts-pico e de um sistema de armazenamento em baterias com capacidade de 79,77 megawatts-hora, integrando cerca de 55 mil painéis solares, tecnologia que permitirá assegurar o fornecimento contínuo e estável de energia eléctrica, 24 horas por dia.

A entrada em funcionamento do projecto será feita de forma faseada, prevendo-se que até ao mês de Junho do corrente ano o parque esteja a operar a 100% da sua capacidade, com impacto directo em mais de 100 mil habitantes.

Com esta realização, o Executivo Angolano, através do Ministério da Energia e Águas, reafirma o compromisso com a expansão do acesso à energia, a diversificação da matriz energética nacional e o desenvolvimento equilibrado de todas as províncias do país.

O Luau acende hoje uma nova esperança, iluminada pela força do sol e pela visão de futuro de Angola.

Poderá também achar interessante