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Editorial

por Redação

Jornal 24 Horas agora online!

Caríssimo (a), estimado público; o Jornal 24 Horas passa agora a ser editado online. Durante alguns anos foi um produto físico, impresso, com periodicidade semanal e primou sempre por informar na dimensão da verdade dos factos.

Contudo, de um tempo a esta parte, acentuaram-se as dificuldades impostas aos órgãos de Comunicação Social privados, com destaque para os jornais semanários. Grandes referências da nossa imprensa acabaram por ser, pura e simplesmente, abafadas e extirpadas do mercado  nacional, porque o seu trabalho incomoda(va) principalmente o regime governante, que não gosta(va) de ver algumas das suas “carecas” destapadas e reveladas publicamente.

Por não aceitarem as denúncias pelo roubo da coisa pública, a desgovernação e as críticas que lhes eram (são) dirigidas, tomando-as como ofensas pessoais e até como tentativas de “golpe”, passaram a “diabolizar” tais órgãos e os seus profissionais. Criou-se então um clima de terror; jornalistas foram mortos, outros sofreram represálias e acabaram presos. Em alguns jornais infiltraram-se ingerências estranhas e foram corrompidos, acabando por serem suprimidos totalmente.

Para os que resistiram e continuaram corajosamente na senda de informar, ignorando as restrições impostas pelo regime, tiveram que enfrentar dificuldades de toda a ordem. As empresas públicas e privadas foram proibidas de publicitar nesses órgãos sob pena de retaliação; as gráficas que ajudavam e imprimiam jornais a preços módicos, igualmente sofreram ameaças, sendo algumas fechadas e outras deixaram de prestar tal serviço. 

Para desencorajar ainda mais, todos os produtos para se fazer um jornal encareceram. O papel, principal produto, passou a custar o triplo ou mais, bem como todos os demais componentes encareceram. Na mesma senda, as poucas gráficas que continuaram a imprimir um jornal também encareceram o serviço. 

Feitas as contas, os jornais chegavam (chegam) aos leitores a um preço altíssimo e muito poucos o podiam ou podem comprar, somando mais prejuízos para os mesmos. Juntando-se a tudo isto o pagamento dos salários dos trabalhadores, os semanários ficaram sem margens de manobra e acabaram por fechar as portas, deixando no desemprego inúmeros profissionais, chefes de família, que não encontram emprego em outro lado e vivem agora em extrema miséria. A este propósito, fica aqui uma palavra de apreço ao secretário-geral do Sindicato de Jornalistas de Angola (SJA), Teixeira Cândido, que tem sabido, com sabedoria e dignidade, bater-se pelos mais sublimes interesses da classe.

Hoje por hoje, diz-se que as coisas mudaram, que há mais abertura, mais liberdade de imprensa e de expressão, mas são apenas aparências, porque a realidade nua e crua é que a situação, para a imprensa privada, só tem piorado. Mesmo admitindo-se oficialmente que afinal tudo quanto os semanários publicavam era nada mais que a verdade, porque o país foi enterrado na corrupção, o roubo do erário público, o cabritismo, o nepotismo, o abuso de poder, a impunidade, entre outros, imperava e, fruto de tudo isso, o país hoje encontra-se num profundo abismo de miséria e atraso. Mas, continua-se a temer a imprensa privada e, todos os demais órgãos de Comunicação Social existentes, só podem jogar dentro de limites definidos.

Porém, o Jornal 24 Horas é uma voz que não quer calar-se e, contra todos os obstáculos, para continuar a dar voz aos que não a têm, bem como denunciar os desmandos e incoerências de quantos prevaricarem, optou agora por prestar o seu serviço via Internet, ou seja, online, aliás, acompanhando a tendência actual a nível mundial. 

Mais que criticar ou denunciar, este órgão quer ser um parceiro cujo objectivo é o bem-estar dos angolanos e o desenvolvimento do país. Por isso, o seu trabalho é principalmente de alertar, chamar a atenção para factos e, ajudar nas soluções para se estancar erros. Contudo, quem não queira ser notícia não faça acontecer.

Este meio está aberto a todas colaborações, apelando-se aos empresários, empreendedores e demais público, para publicitar serviços e produtos, assim como publicar assuntos de interesse. Bem hajam!