Início Sociedade Ministro João Baptista Borges avalia grau de funcionamento da ETA do Calumbo

Ministro João Baptista Borges avalia grau de funcionamento da ETA do Calumbo

por Redação

O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, em companhia do Secretário de Estado da Energia, António Belsa da Costa, inteirou-se, nesta quinta-feira, 4 de Maio, do grau de operacionalidade da Estação de Tratamento de Água do Calumbo (ETA), após ter sido verificado, a 18 de Abril, uma avaria técnica de quatro bombas, das 5 existentes, provocando a redução no atendimento aos serviços de distribuição de água aos munícipes do Calumbo e Zango 0 até Cinco.

Foi adquirido três novos motores, para substituir e repor a capacidade necessária, para a adução e melhorar o normal abastecimento de água aos munícipes afectados, dessas localidades da província de Luanda, desde o passado dia 18 de Abril.

O ministro constatou “in loco” os trabalhos de montagem de peças e outros equipamentos que vão garantir o normal funcionamento das bombas de adução de água tratada da Estação de Tratamento de Água do Calumbo (ETA), que, em breve, retomará os índices de fornecimento do precioso líquido.

A ETA de Calumbo dispõe de uma capacidade instalada de 51.840 metros cúbicos, por dia, composta por cinco bombas de 540 metros cúbicos hora, cada.

O actual presidente do Conselho de Administração da EPAL, Adão da Silva, ladeado de restantes membros que compõem o conselho, detalhou ao ministro João Baptista Borges o estado dos trabalhos que decorrem na ETA, bem como outras acções, em curso, para melhoria dos serviços de abastecimento de água à cidade capital.

No fim da visita, em que fizeram parte o PCA da ENDE, Hélder Adão e altos responsáveis do MINEA, o titular do pelouro realçou a importância de se haver maior sentido de responsabilidade dos técnicos para que situações do género, que prejudicam as infra-estruturas, não ocorram com frequência.

João Baptista Borges reiterou a necessidade da construção de um cadastro que possa identificar, em tempo útil, o estado técnico dos equipamentos, como, por exemplo, as válvulas das adutoras, pelo que apelou um maior empenho na gestão dessa infra-estrutural de capital importância social e económica para o país.

O novo Conselho de Administração da EPAL foi orientado, pelo ministro, a dar uma maior atenção e prioridade aos serviços de atendimento hospitalar, prisionais, entre outros locais e centros de distribuição.

A orientação, explicou, visa aferir o grau de funcionamento e soluções técnicas, de modo a garantir o melhor atendimento e fornecimento de água, considerando tratar-se de um “bem vital para saúde e vida de todas nós”, disse.

Poderá também achar interessante