O Presidente da República, João Lourenço, testemunhou, esta segunda-feira (16), a cerimónia de abertura da Semana de Sustentabilidade de Abu Dhabi (ADSW) 2023, que decorreu no Centro Nacional de Exposições
João Lourenço chegou domingo a Abu Dhabi, a convite das autoridades locais, para participar na 15ª edição do fórum, dedicado ao ambiente, sendo que na terça-feira (17) falará sobre a produção de energias limpas em África.
Também testemunharam a cerimónia, os Presidentes dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Mohammed Bin Zayed Al Nahyan, do Azerbaijão, Ilham Aliyev, e da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol.
O acto de abertura contou, igualmente, com a presença dos Chefes de Estado do Uganda, Yoweri Museveni, de Moçambique, Filipe Nyusi, das Ilhas Seychelles, Wavel Ramkalawan, bem como do Primeiro-Ministro etíope, Abiy Ahmed.
Durante a sessão, a organização procedeceu à entrega do Prémio Zayed de Sustentabilidade, tendo sido o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, uma das entidades que entregou a distinção ao vencedor de uma das categorias.
O Prémio Zayed reconhece a excelência dos pioneiros da sustentabilidade do mundo e oferece uma plataforma para impulsionar a transformação nesse segmento.
O júri do Prémio é composto por ex-Chefes de Estado, ministros do governo dos EAU e personalidades do mundo empresarial.
Até ao momento, o prémio já teve no total mais de 100 vencedores nas suas categorias de saúde, alimentação, energia, água e escolas secundárias globais.
Na abertura do evento, o ministro da Indústria dos Emirados Árabes Unidos, Ahmed al Jaber, destacou a necessidade de haver sentido de responsabilidade e comprometimento dos Estados para contrapor as mudanças climáticas.
Para o ministro Ahmed al Jaber, maior aposta deve ser feita na produção de energias limpas e amigas do ambiente.
Disse que apesar de algum progresso já alcançado a nível mundial, é importante referir que muito ainda está por fazer, tendo apelado para os Estados avançarem mais rápidamente contra a emissão de carbono.
2 / 2
O ministro da Indústria dos Emirados Árabes Unidos espera que a “COP28”, que acontece nos EAU em Dezembro próximo, em Abu Dhabi, seja uma cimeira de acção.
Disse acreditar na possibilidade de o mundo reduzir a emissão de carbono pela metade nos próximos sete anos. Estima-se que nos últimos dois anos as emissões de carbono chegaram a 36,3 biliões de toneladas no mundo.
África é o continente que menos tem contribuído para o aquecimento global, com apenas três por cento das emissões de gases com efeito de estufa.
A Semana da Sustentabilidade decorrere até 19 deste mês, sob o lema “Unidos na Acção Climática Rumo à COP28”.
Organizada pela Masdar, companhia dedicada a questões sobre Desenvolvimento Sustentável, o encontro conta com a presença de líderes mundiais ligados às políticas públicas e investidores.
À margem do evento decorre, pela primeira vez, de a Cúpula do Hidrogênio Verde, com o foco no processo de descarbonização das indústrias e do ambiente.
Durante a ADSW 2023 está agendado o fórum anual da plataforma Mulheres em Sustentabilidade, Meio Ambiente e Energia Renovável da Masdar, dando voz às mulheres no debate.
Os organizadores esperam receber cerca de 30 mil visitantes das áreas de energia e meio ambiente, que deve contar com cerca de 800 expositores de 40 países e 250 palestrantes.
(In Angop)