Início Cultura O grupo de artes Vozes de África comemorou 25 anos de existência com homenagens, pompa e circunstância

O grupo de artes Vozes de África comemorou 25 anos de existência com homenagens, pompa e circunstância

por Redação

O vigésimo quinto aniversário do grupo Vozes de África, vocacionado para o Teatro, aconteceu no dia 01 de Dezembro corrente, cuja comemoração teve lugar no colégio Comandante Bula, na cidade do Huambo.

O grupo de Teatro e Artes Vozes de África, em comemoração ao seu vigésimo quinto aniversário, realizaram um grandioso festival de artes  no colégio Comandante Bula, na cidade do Huambo (município sede), com início às 16 horas do dia 01 de Dezembro.

Durante a actividade, foram homenageadas diversas figuras da sociedade local que acompanharam a trajectória do grupo e muito contribuiram para o seu engrandecimento.

O delegado provincial da União Nacional dos Artistas e Compositores – Sociedade de Autores. (UNAC – S.A.) Huambo, Ti Chiny, afirma que tem acompanhado positivamente o desevolvimento do grupo e de todos artistas locais e endereçou palavras de apreço e encorajamento a todos os integrantes do Vozes de África, assim como para os demais fazedores de arte na província do Huambo.

O administrador municipal do Huambo, Azevedo Manuel Cambiambia, é de opinião que os projectos artístico-culturais têm mudado positivamente a vida de muitos cidadãos, pelo que apoia todos os projectos dos jovens a nivel do municipio – sede, pois o seu objectivo é não ver nenhum jovem parado.  Lembrando que a música é uma arte, incentiva os jovens que se sintam com talento ou aptidão para tal a não declinar mas sim a caminhar. 

Memórias passadas deixam o administrador totalmente feliz. Durante a actividade, houve sorrisos, choro e muita emoção por parte dos homenageados.

O administrador disse que Vozes de África é um grupo que vem de muito longe e sempre acompanhou o seu desevolvimento. Sendo fazedores de teatro, o grupo é composto de jovens optimistas e positivos.

A administração local esteve sempre atenta e acompanhou de perto o seu crescimento. Enquanto grupo de artes e de cultura tem contribuido positivamente na moralização das populações.

Enquanto isso, o director provincial da Cultura, Geremias da Piedade, que tem apoiado o desenvolvimento da Cultura local com todo empenho, não poupando esforços para incentivar todos fazedores da cultura a nivel da provincia do Huambo, mostrou a sua satisfação na hora da entrega dos certificados de honra aos homenageados, afirmando que o sector cultural em Angola está a crescer cada vez mais.

O director Geremias refere que “ontem foram pequenos e hoje tornaram-se grandes”, apelando aos pequenos para que não desistam e tenham força de vontade para que amanhã se tornem grandes.

Jose Sequesseque, conhecido quadro da Rádio Nacional de Angola (RNA), foi um dos 11 homenageados pelo grupo Vozes de África. Quando tinha a função de chefe de produção da RNA, numa altura de muita dificuldade, “demos visibilidade ao grupo, após o periodo de libertação, com a chegada da paz, vemos que foi uma acção correcta, o grupo cresceu e agora é o que vimos hoje”.

Recorde-se que, em cerca de 30 dias, José Sequesseque foi homenageado pela segunda vez, depois de o ter sido pela Rádio 5, fruto de tudo quanto plantou ao longo da sua carreira e está agora a colher os louros.

Entre os homenageados constam o director da Cultura, Geremias da Piedade, José Sequesseque, Fernandes da Coiceição, actual director da instituição Comandate Bula, Malheiro Jorge, João Pedro, Andre Coimbra, Euclides dos Santos e outros.

Segundo Pedro Pascoal, estas homenagens visam fazer o reconhecimento público de algumas pessoas que muito contribuiram para o desenvolvimento do colectivo nos seus 25 anos de existência. No vigésimo sexto aniversário teremos mais.

Os homenageados sentiram-se felizes e honrados, tendo agradecido a distinção. (J24 Horas)

Poderá também achar interessante