Início Cultura KANGUIMBU ANANAZ: A ESCOLHA CERTA PARA O CARGO DE SECRETÁRIA GERAL DA UNIÃO DOS ESCRITORES ANGOLANOS

KANGUIMBU ANANAZ: A ESCOLHA CERTA PARA O CARGO DE SECRETÁRIA GERAL DA UNIÃO DOS ESCRITORES ANGOLANOS

por Editor

A escritora Kanguimbu Ananaz concorre ao cargo de Secretário-Geral da União dos Escritores Angolanos (UEA) para o triénio 2025-2027. Na corrida ao cadeirão máximo da UEA estão mais dois candidatos, Lopito Feijó e Marta Santos. A UEA é uma associação profissional dos escritores angolanos que visa promover a produção literária e a cultura em Angola.

As eleições gerais para o triénio 2025-2027 na União dos Escritores Angolanos (UEA) realizam-se no dia 10 de Maio, com a participação de três listas: Lopito Feijóo encabeça a Lista A, Marta Santos a Lista B, e Kanguimbu Ananaz a Lista C.


Maria Manuela Cristina Ananaz, escritora, professora universitária e psicóloga, também conhecida pelo pseudónimo Kanguimbu Ananaz, candidata à Secretaria Geral da União dos Escritores Angolanos, é descrita como uma mulher de força, persistência, sabedoria e um símbolo cultural do nosso país.
Entre outras actividades, dedica-se ao resgate de jovens, ao empoderamento de mulheres e à preservação da nossa rica cultura literária.


A sua trajetória é marcada por muito trabalho, superação e dedicação ao bem-estar da nossa sociedade, com destaque para a sua ação junto a jovens em situação de vulnerabilidade e de mulheres nas comarcas de Angola.


Exemplo e força, amabilidade e liderança, sendo eleita, será uma dirigente histórica que, com a sua experiência e visão, vai injectar novas ideias para fortalecer a literatura e a cultura angolana, produzindo um ambiente mais arejado e propício para as lides literárias no país.


A escritora é autora de uma vasta bibliografia, com obras literárias publicadas no país e a n´vel internacional, defende que “devemos repensar a UEA e retomar a sua verdadeira essência”!


A Dra. Assunção Souza, professora da Universidade Estadual do Piauí, Brasil, disse que ficou muito feliz “ao saber da candidatura da poeta, escritora, Kanguimbu Ananaz para o cargo de Secretário Geral da União dos Escritores Angolanos; fiquei feliz porque aqui no Brasil conhecemos a obra, estudamos a obra,escrevemos sobre a obra dela e vemos como uma pessoa que nós, no Brasil, temos conhecimento sobre a literatura angolana, sobre as formas como essa literatura vem-se ampliando e ao mesmo tempo vem-se consolidando, sendo muito importante, principalmente no Brasil, mas não só, nas Américas é muito estudada”.


Apoiar a inovação e uma nova dinâmica na UEA é o que se pretende, principalmente em diversos meios sociais que incentivam a candidatura da Tia Kanguimbo Ananaz para que seja a primeira mulher a ocupar o cargo de Secretaria Geral da União dos Escritores Angolanos! (J24 Horas)

Poderá também achar interessante