O Município do Cuito vai em breve contar com um parque de energia fotovoltaica, para impulsionar a produção por fontes limpas e amigas do ambiente. A implementação do projecto a cargo do Consórcio MCA, Sun África e PRODEL está na ordem de 94% de execução física, segundo constatou nesta segunda-feira, 17 de Março, a Administradora Municipal do Cuito Ângela Dolina Chicomo Ucueianga.
A constatação surge na sequência da visita efectuada ao Cuito pela Responsável de Projectos das Centrais Solares da PRODEL Jandira Ribeiro, que antes manteve um encontro com o Vice-Governador do Bié para os Serviços Técnicos e Infraestruturas José Fernando Tchatuvela e a Administradora Ângela Ucueianga na sede da Administração Municipal do Cuito.
Durante o encontro, a responsável informou sobre os projectos de electrificação do corredor sul e leste da Província do Bié, com soluções similares, devido a localização geográfica dos municípios do Chitembo e Cuemba, onde projecta-se parques solares com baterias, por estes não estarem contactados a Rede Nacional.
O Vice-Governador José Fernando Tchatuvela defendeu a necessidade do Parque Solar do Cuito, para além de reforçar a Rede Nacional, servir como fonte alternativa no caso de falhas no fornecimento das fontes hidroeléctricas.
Na visita de constatação a Administradora Municipal do Cuito foi informada sobre a execução física, que está na sua fase final, com a conclusão da sala de monitoramento, a estação meteorológica, as DC BOX, a instalação de 28.125 painéis (90%), e outros projectos de responsabilidade social nas áreas de educação, carpintaria e distribuição de kits escolares
Com este parque e outros em funcionamento no país, de acordo com Jandira Ribeiro, a instituição trabalha na racionalização dos recursos hídricos, devido as alterações climáticas.
Até ao momento, o projecto permitiu a criação de 188 empregos, sendo 55% da mão de obra local, numa colaboração com o INEFOP. Na ocasião a Administradora Municipal solicitou do consórcio uma intervenção nas valas de drenagem que circundam o parque para salvaguardar este objetivo estratégico. Ângela Ucueianga apelou ainda, a criação de uma linha de fornecimento para atender a comunidade do Bairro Caluco, onde o projecto está instalado, como reforço das acções de responsabilidade social do consórcio…