A Unidade de Implementação do Projecto de Formação em Saúde – Human Resources Capacity for Universal Health Coverage in Angola (Projecto ID: P180631), financiada pelo Banco Mundial, em alinhamento com as orientações de Sua Excelência, a Ministra da Saúde, Dra. Sílvia Lutucuta, e conforme o plano de investimentos aprovado, está a consolidar uma importante parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAPP), no âmbito de um programa alargado de capacitação de profissionais do sector da saúde.
Em reunião técnica realizada nas novas instalações do Ministério da Saúde, estiveram presentes o Coordenador e Gestor Técnico do Projecto, Prof. Dr. Job Monteiro, representantes da ENAPP, bem como o representante do Banco Mundial, Dr. Humberto Cossa, o consultor Álvaro André, e outros especialistas da Unidade de Implementação do Projecto. Pela
ENAPP estiveram presentes membros da sua direcção e equipa técnica, nomeadamente o Dr. Osmar Santos, Administrador para Formação, e o Dr. Albano Carlos, técnico da instituição.
A iniciativa tem como objectivo formar até 4.000 profissionais de saúde, em regime geral, em todo o território nacional, até ao final de Dezembro de 2025. Este esforço integra-se no âmbito do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde, que prevê a capacitação de profissionais do regime geral, com foco na especialidade de fortalecimento das capacidades técnicas e operacionais do Sistema Nacional de Saúde, incluindo os profissionais dos regimes geral e hospitalar.
A parceria com a ENAPP visa assegurar formações de qualidade, sustentáveis e alinhadas com as reais necessidades do sistema de saúde.
Os conteúdos programáticos abrangerão temas fundamentais, tais como: Gestão hospitalar; Estatística aplicada à saúde; Humanização do atendimento; Melhoria contínua da qualidade dos serviços.
As formações terão duração mínima de três semanas, com enfoque em abordagens imersivas e práticas, garantindo uma real aquisição de competências.
A previsão é que o novo ciclo de formações tenha início ainda este ano, abrangendo as 21 províncias do país, com apoio técnico e institucional do Ministério da Saúde – parceiro estratégico na execução e sustentabilidade da iniciativa.
Este programa de capacitação está inserido no âmbito do Projecto de Formação dos Recursos Humanos em Saúde para Cobertura Universal e está alinhado com outras políticas públicas do sector da saúde. A expectativa é que, em 2026, as formações se expandam para níveis mais especializados, promovendo o desenvolvimento contínuo dos recursos humanos no sector.
“O nosso compromisso vai além de cumprir metas numéricas. Queremos garantir que cada profissional formado esteja, de facto, preparado para melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados à população”, destacou o Dr. Job Monteiro.
Esta acção representa um passo decisivo para o fortalecimento do sistema nacional de saúde, alicerçada em parcerias estratégicas, capacitação robusta e desenvolvimento humano, pilares fundamentais para a construção de um serviço de saúde mais eficiente, moderno e humanizado.

