Terminou esta Sexta-feira, 13 de Setembro, A formação sobre Organização e Gestão de Arquivos, dirigida aos funcionários do Tribunal de Contas de Angola foi concluida na passads sexta-feira, 13 de Setembro do corrente ano.
Com duração de quatro semanas, o ciclo de formação teve a participação de 30 funcionários de diferentes áreas do Tribunal de Contas, com destaque para o Centro de Documentação e Arquivos.
A cerimónia de encerramento esteve a cargo da Directora do Arquivo Nacional, Dra. Constância Ceita, que realçou a importância da Gestão Documental de Arquivos e analisou o novo contexto da gestão documental, do ponto de vista da arquivística e a concepção de novas abordagens para compreender a forma de produção e gestão de documentos.
A Directora do Arquivo Nacional, sublinhou que a gestão de documentos é um dos grandes desafios das instituições públicas, dada a sua importância e a necessidade de implementação de técnicas modernas. Constância Ceita, disse que a gestão de documentos, ainda é uma realidade distante para muitas instituições do país.
Segundo a especialista, poucas instituições têm melhorado a eficiência, eficácia, economicidade, racionalização da produção documental, controlo do fluxo e acesso à informação.
Para os próximos tempos, está prevista a assinatura de um convénio entre o Arquivo Nacional e o Tribunal de Contas, para o apetrechamento do Centro de Documentação desta instituição, em matéria documental de especialidade e a elaboração do projecto de preservação documental e da memória do TdC.
O Chefe de Divisão do Recursos Humanos, Dr. Adriano Gonga, disse que “uma instituição sem Arquivo é uma instituição sem história e sem vida. O arquivo é um elemento de informação histórica e por si mesmo, a vida de uma instituição e de um país, porque serve para todos os efeitos, não só de consultas, mas também para investigação”.
Os funcionários desta corte de Contas enalteceram a iniciativa e sublinharam que doravante começa uma nova fase.
A Dra. Elizabeth Afonso, Directora dos Recursos Humanos do Ministério da Cultura, a Dra. Teresa Câmia, Chefe de Divisão dos Transportes e Relações Públicas do Tribunal de Contas, também estiveram presentes na cerimónia de encerramento do curso. (J24 Horas)
