Início Sociedade TRIBUNAL DE CONTAS DE ANGOLA REFORÇA COOPERAÇÃO COM OS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS NO INCOSAI XXV

TRIBUNAL DE CONTAS DE ANGOLA REFORÇA COOPERAÇÃO COM OS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS NO INCOSAI XXV

por Editor

Encontro entre o Juiz Conselheiro Presidente Sebastião Gunza e o Presidente da UAEAA decorreu à margem do congresso em Sharm El SheikhSharm El Sheikh, Egipto |30 de Outubro de 2025 No âmbito da sua participação na 25.ª edição do Congresso da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controlo (INCOSAI), o Presidente do Tribunal de Contas de Angola, Venerando Juiz Conselheiro Dr. Sebastião Domingos Gunza, manteve um encontro bilateral com o Presidente da UAE Accountability Authority (UAEAA), a organização pública dos Emirados Árabes Unitos encarregada da auditoria, fiscalização e reforço dos mecanismos de governança estatal.Com o Dr.Humaid

Obaid Abushibs, o Juiz Conselheiro Presidente Gunza procurou fortalecer as bases para a consolidação das relações de cooperação técnica e institucional entre os dois organismos.O encontro, que teve lugar numa das salas do Sharm El-Sheikh International Congress Center, contou igualmente com a presença da Veneranda Juíza Conselheira Olinda França Cardoso e outros membros da delegação angolana. A reunião visou explorar as condições para aprofundar o intercâmbio de experiências e boas práticas no domínio da fiscalização das finanças públicas, num contexto internacional marcado por desafios crescentes de transparência, responsabilização e inovação tecnológica.Entre os temas abordados destacam-se:

• a formação e capacitação de quadros técnicos das Instituições Superiores de Controlo (ISC);

• a promoção da boa governação e da ética na gestão pública;

• e o intercâmbio de metodologias de auditoria, com ênfase na adopção de práticas compatíveis com os padrões internacionais da INTOSAI.

Durante a conversa, Humaid Obaid Abushibs

— que exerce, desde Dezembro de 2022, as funções de Presidente da mais alta autoridade de fiscalização e auditoria das finanças públicas dos Emirados Árabes Unidos.

— expressou a total disponibilidade da sua instituição para cooperar com o Tribunal de Contas de Angola.O

dirigente emitiu elogios à actuação da Instituição Superior de Controlo angolana, destacando o seu papel relevante na consolidação dos mecanismos de controlo e responsabilização no sector público do país.

Por sua vez, o Juiz Conselheiro Presidente Sebastião Domingos Gunza sublinhou que esta parceria representa uma oportunidade estratégica para a modernização da acção fiscalizadora do Tribunal de Contas de Angola.

O alto magistrado destacou a pertinência e o momento oportuno das iniciativas actualmente em curso na instituição, orientadas para o reforço da excelência técnica e o alinhamento progressivo com as recomendações e padrões internacionais definidos pela INCOSAI no domínio do controlo externo.Estas

acções, segundo o Presidente, reflectem o compromisso do Tribunal em consolidar um modelo de fiscalização pública mais moderno, eficiente e convergente com as melhores práticas globais.

O encontro culminou com a manifestação de interesse mútuo na elaboração de um Memorando de Entendimento, que estabelecerá as bases formais para a futura cooperação bilateral.

Poderá também achar interessante