Encontro entre o Juiz Conselheiro Presidente Sebastião Gunza e o Presidente da UAEAA decorreu à margem do congresso em Sharm El SheikhSharm El Sheikh, Egipto |30 de Outubro de 2025 No âmbito da sua participação na 25.ª edição do Congresso da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controlo (INCOSAI), o Presidente do Tribunal de Contas de Angola, Venerando Juiz Conselheiro Dr. Sebastião Domingos Gunza, manteve um encontro bilateral com o Presidente da UAE Accountability Authority (UAEAA), a organização pública dos Emirados Árabes Unitos encarregada da auditoria, fiscalização e reforço dos mecanismos de governança estatal.Com o Dr.Humaid
Obaid Abushibs, o Juiz Conselheiro Presidente Gunza procurou fortalecer as bases para a consolidação das relações de cooperação técnica e institucional entre os dois organismos.O encontro, que teve lugar numa das salas do Sharm El-Sheikh International Congress Center, contou igualmente com a presença da Veneranda Juíza Conselheira Olinda França Cardoso e outros membros da delegação angolana. A reunião visou explorar as condições para aprofundar o intercâmbio de experiências e boas práticas no domínio da fiscalização das finanças públicas, num contexto internacional marcado por desafios crescentes de transparência, responsabilização e inovação tecnológica.Entre os temas abordados destacam-se:
• a formação e capacitação de quadros técnicos das Instituições Superiores de Controlo (ISC);
• a promoção da boa governação e da ética na gestão pública;
• e o intercâmbio de metodologias de auditoria, com ênfase na adopção de práticas compatíveis com os padrões internacionais da INTOSAI.
Durante a conversa, Humaid Obaid Abushibs
— que exerce, desde Dezembro de 2022, as funções de Presidente da mais alta autoridade de fiscalização e auditoria das finanças públicas dos Emirados Árabes Unidos.
— expressou a total disponibilidade da sua instituição para cooperar com o Tribunal de Contas de Angola.O
dirigente emitiu elogios à actuação da Instituição Superior de Controlo angolana, destacando o seu papel relevante na consolidação dos mecanismos de controlo e responsabilização no sector público do país.
Por sua vez, o Juiz Conselheiro Presidente Sebastião Domingos Gunza sublinhou que esta parceria representa uma oportunidade estratégica para a modernização da acção fiscalizadora do Tribunal de Contas de Angola.
O alto magistrado destacou a pertinência e o momento oportuno das iniciativas actualmente em curso na instituição, orientadas para o reforço da excelência técnica e o alinhamento progressivo com as recomendações e padrões internacionais definidos pela INCOSAI no domínio do controlo externo.Estas
acções, segundo o Presidente, reflectem o compromisso do Tribunal em consolidar um modelo de fiscalização pública mais moderno, eficiente e convergente com as melhores práticas globais.
O encontro culminou com a manifestação de interesse mútuo na elaboração de um Memorando de Entendimento, que estabelecerá as bases formais para a futura cooperação bilateral.
