A Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde (PFRHS), afecta ao Ministério da Saúde (MINSA), realizou hoje, 4 de Novembro de 2025, nas instalações internas da nova sede do Ministério da Saúde, um encontro de trabalho com a Sociedade Angolana de Ortopedia, com o objectivo de articular os preparativos para a realização do Workshop Internacional de Cirurgia Ortopédica do Tornozelo e Joelho, que terá lugar de 24 a 28 de Novembro de 2025, no Complexo Hospitalar Pedro Maria Tonha “Pedalé”, em Luanda.
O encontro foi presidido pelo Dr. Job Monteiro, Coordenador do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde, ladeado pelo Dr. Albano Eugénio, Director do Complexo Hospitalar “Pedalé”, Dr. Adão Chimuanji, Assistente de Formação, e Dra. Neusa Cumbe, Especialista de Comunicação, Informação e Gestão do Conhecimento do Projecto.
A delegação da Sociedade Angolana de Ortopedia foi chefiada pelo seu presidente, Dr. Pedro Miguel Essaca, acompanhado pelo especialista Dr. Guilhermino Joaquim.
O encontro serviu para analisar as condições técnicas e logísticas necessárias à realização do curso, promovido em parceria com a ONG norte-americana Steps2Walk , uma organização de prestígio internacional que tem desenvolvido acções formativas em vários países, incluindo o Vietname, Brasil, Argentina, Namíbia, China, Peru, Bangladesh e Índia.
O Workshop Internacional de Cirurgia do Tornozelo e Joelho, de natureza teórico-prática, contará com a participação de mais de 80 médicos angolanos, entre internos e especialistas de ortopedia e traumatologia de diversas unidades hospitalares do país.
A formação será orientada por uma equipa de formadores internacionais, liderada pelo Dr. Mark Myerson, fundador e presidente da Steps2Walk, e incluirá ainda os especialistas Manuel Sousa, Francisco Flores Santos, Daniel Mendes, Suzana Norte (todos de Portugal), Emre Özmen e esposa (Turquia), bem como os médicos angolanos Dr. Guilhermino Joaquim e Dr. Pedro Miguel Essaca.
Durante a reunião, a coordenação do projecto reafirmou o compromisso do Ministério da Saúde, através da PFRHS, em apoiar a realização do curso, integrando-o no quadro das acções de capacitação especializada do Programa Nacional de Formação de Recursos Humanos em Saúde, financiado pelo Banco Mundial.
O curso, de cinco dias, combinará sessões teóricas e práticas e prevê a realização de cerca de 20 intervenções cirúrgicas supervisionadas pelos formadores internacionais. As sessões ocorrerão no Complexo Hospitalar “Pedalé”, unidade de referência nacional vocacionada para a formação médica pré e pós-graduada.
As necessidades logísticas apresentadas incluem transporte, alojamento e passagens para os formadores, aquisição de material médico e cirúrgico, ajudas de custo e a preparação de duas salas de operações, uma sala de conferências com ligação vídeo e dois consultórios para avaliação de pacientes.
O Ministério da Saúde reafirma o seu empenho em fortalecer a formação contínua e especializada dos profissionais de saúde, fomentar o intercâmbio técnico-científico internacional e melhorar a qualidade dos serviços de ortopedia e traumatologia em Angola.
