Início Sociedade Projecto Cambeú reforça a valorização e a importância das tartarugas na província de Benguela

Projecto Cambeú reforça a valorização e a importância das tartarugas na província de Benguela

por Editor

A Directora geral do projecto Cambeú, Sónia Ferreira, falou na tarde desta sexta feira, 24 de Outubro, no jornal 24 horas a importância das tartarugas e o trabalho que têm levado acabo.

O projeto Cambeú existe no Lobito a 8 anos e estendo-se no município de Benguela recentimente, fruto de tentativa de salvamento feito pelo um casal que encotrou uma tartaruga a ser morta e o casal não conseguiu mais dormir, dali huve, a necessidade de protejer as tartarugas marinhas. Sónia Ferreira falava, que as tartarugas têm como principal perdador o ser humano. O ser humano que mais trabalha para dizimar as tartarugas.O

projecto existe porque as tartarugas estão envias de instição, durante a abordagem, foi mencionada certas tartaruga, com relace tartaruga verde e couro, portanto as tartarugas são engiheiras do mar. Cada uma delas, tem uma função que provaca o equilibrio do ecossistema marinho no geral. É necessário que haja acções com as nossas, de modos a proteger. O trablho consiste em guardar os ovôs que elas põe, salva-las das mãos dos perdadores humanos, fazer e sensiblizar as pessoas que é muito importante que as tartarugas existam, todavavia, o cíclo de vida das próprias tartarugas.

O projecto tem parceiria com certas instituições com realçe, o instituto Politécnico Ombaca de Benguea na cadeira de biologia, de modos a formar bons estudantes nesta área.


Na sua abordagem, a Direitora, falava também que, matar uma tartaruga é considerado um crime ambiental pelo Governo angolano.

Os patrulheiros existentes no projecto, são capaçitados e têm treinamentos técnicas de como encontrar as tartarugas. Dos objectivos preconizados, ainda não foram alcançados.

O nosso apelo vai para o público em geral de uma forma especial, ao Governo e Administração do Lobito, ao Restaurante Alfa Bech Bar, restaurante Batuque, adirecção provincial do ambiente. Ricardo Baptista patrulheiro do projecto Cambeú, que falava sobre a importância de fazer parte do projecto, por agora o sentimento é positivo de fazer parte deste projecto e sinto-me feliz em cuidar das tartarugas, e convido a todos a conhecer este projecto denominado Cambeú.


De acordo com os dados colectados, o Senhor, Alfredo Viegas proprietário do Alfa Bech Bar – Lobito e por sinal um dos parceiros do mesmo projeto, fez saber a importância de ser parceiro do projecto e o impacto que o projecto tem, a parceira começou desde que o projecto começou a protejer as tartarugas, a iniciativa da parceri, foi de ambas as partes, porque o bar recebe muitos turísta de toda parte do mundo. neste entretanto, razão pelo qual fez-se está fusão entre ambas partes. Alfredo Viegas, nas suas notas finais falava sobre o desenvolvimento após um levantamento que apontou a necessidade de apoio em áreas cruciais para valorizarem as tartarugas, porque elas não servem só para nos projetejer das aferrecas e do econsistema marinho devemos proctejer as tartarugas.

Jornal 24 horas aos 24 de Outubro de 2025.

Poderá também achar interessante