Início Sociedade Programa Nacional de Formação de Recursos Humanos em Saúde
Especialização Médica em Cabinda Ganha Novo Impulso

Programa Nacional de Formação de Recursos Humanos em Saúde
Especialização Médica em Cabinda Ganha Novo Impulso

por Editor

A Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos para a Cobertura Universal de Saúde em Angola (PFRHS), em coordenação com o Ministério da Saúde, realizou a 29 de Junho de 2025, um encontro estratégico com a Direcção Pedagógica e Científica do Hospital Central de Cabinda, com o objectivo de reforçar a formação médica especializada na província.

Durante a reunião, foi formalizada a ampliação das especialidades médicas apoiadas pelo projecto de formação que passam para nove áreas prioritárias, nomeadamente:
Anatomia Patológica, Gastroenterologia, Nefrologia, Neurologia, Neurocirurgia, Endocrinologia, Cardiologia Clínica, Oftalmologia e Ortopedia.

Esta iniciativa marca uma nova fase de investimento na capacitação técnica dos profissionais de saúde, com enfoque na melhoria da qualidade dos cuidados prestados à população de Cabinda e regiões vizinhas.
Estiveram presentes todos os médicos internos do 3.º ano destas especialidades, que contribuíram para o levantamento das rotações clínicas pendentes dos anos anteriores e concordaram com as novas áreas de estágio para o presente ciclo de formação.

No âmbito da estratégia nacional de mobilidade e qualificação contínua, os médicos internos serão colocados em estágios clínicos em unidades hospitalares de referência, tanto a nível nacional como internacional, garantindo condições adequadas à realização das rotações específicas em falta.

“Estamos a firmar uma base sólida de profissionais altamente qualificados para responder aos desafios do sistema de saúde, sobretudo nas províncias com maiores carências em serviços especializados”, afirmou um porta-voz do PFRHS.

O Ministério da Saúde reafirma o seu compromisso com a excelência formativa, a valorização dos profissionais de saúde e a construção de um sistema mais inclusivo, acessível e eficaz para todos os angolanos.

Contacto para Imprensa:
Neusa CumbeEspecialista de Comunicação – PFRHS
neuyade@outlook.pt – 923 420 135

Fique Conectado!

Acompanhe todas as acções, formações e novidades do Projecto de Formação de Recursos Humanos para a Cobertura Universal de Saúde nas nossas plataformas digitais.

Juntos, estamos a construir uma Angola com saúde para todos!

Poderá também achar interessante