Início Sociedade PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO VISITA PROJECTO DA BARRAGEM DE NDÚE

PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO VISITA PROJECTO DA BARRAGEM DE NDÚE

por Redação

O Presidente da República, João Lourenço, efectuou neste domingo, 4 de Agosto, uma visita de constatação às obras do projecto de construção da barragem de NDÚE, no rio Caundo, no município do Cuvelai, província do Cunene.

No local, o Chefe de Estado angolano, recebeu informações detalhadas sobre os avanços das obras que até o presente momento asseguram responder as metas e cronogramas definidos.

Recorda -se que, o projecto de construção da Barragem de NDÚE 23,51m, terá uma capacidade de armazenamento de água à cota do Nível do Pleno Armazenamento (NPA) = 170.000.000 m3 e vai beneficiar o abastecimento de água para 55.000 habitantes, 60.000 cabeças de gado, 9.200 hectares

O Projecto Cunene 3 tem como objectivo crirar um grande reservatório de água no rio Caúndo, na localidade do NDÚE, permitindo a transferência de água para o Sul da província, até Embundo.


O Sistema está dividido em 2 lotes e integra a construção da Barragem do NDÚE (Lote 5), e de um Canal Adutor com 75 km de extensão (Lote 6), possibilitando captar água para uso na agricultura ao longo de todo o percurso, através de 15 Chimpacas com capacidade de armazenamento de aproximadamente 50 mil m3, para uma População beneficiada de 55.000, Cabeças de Gado: 60.000 é uma Área Irrigada: 9.200 ha, garantindo, por um lado, empregos directos de 591, dos quais 485 Nacionais. A obra conota com a execução física de 74%.

Em curso está a Barragem do Calucuve no rio Cuvelai que irá beneficiar cerca de 81.000 habitantes, 182.000 cabeças de gado, 6.200 hectares, empregando cerca de 390 colaboradores (dos quais 370 Nacionais, com uma execução física de 41%.

BARRAGEM COVA DO LEÃO E SISTEMA DE ABASTECIMENTO INTEGRADO DE CAHAMA
E OTCHINJAU .

  • SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE ONCÓCUA O Projecto CUN 8 tem por objectivo prover o acesso a água potável às sedes municipais de Cahama e Otchinjau através da reservação de água no rio Caculuvar, bem como o aumento de oferta de água na região e reforço do lençol freático.

O Sistema está dividido em 2 lotes e integra a construção da Barragem da Cova do Leão, em Cahama e a reabilitação e construção de 9 açudes e o Sistema de Abastecimento de Água, das sedes municipais de Cahama e Otchinjau, a partir da captação na albufeira da barragem da Cova do Leão.


Numa População Beneficiada de 152.186, Cabeças de Gado: 27.700, Ligações Domiciliares: 12.922, Chafarizes: 139, Rede Distribuição: 95,9 km, Adutora: 90,03 km e Bebedouros: 20 Un.

O Projecto CUN 8 , remete ao Sistema de Abastecimento de Água da sede municipal de Oncócua e tem por objectivo assegurar o acesso à água no âmbito do consumo para o dia-a-dia, melhorando as condições de saúde e qualidade de vida da população.


Devido à distância à Barragem da Cova do Leão, bem como dos desafios impostos pela topografia e
geologia da região, o sistema foi projectado de forma independente, através da captação por furos
artesianos.


Para atender, uma População Beneficiada: 38.932, Ligações Domiciliares: 1.558, Chafarizes: 52, Rede de Distribuição: 12,6 km
e Adutora: 2,5 km.

PROJECTO CUN 08
SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE
ÁGUA DE CHITADO

O Projecto CUN 8 , remete ao Sistema de Abastecimento de Água da sede municipal de Chitado a partir da captação de água no Rio Cunene, com uma capacidade de produção de 250 m³/h, População Beneficiada: 50.315, Cabeças de Gado: 2.300.

O FUTURO DO PCESSA
HUÍLA E NAMIBE

O PCESSA também mitigará as consequências dos fenómenos da seca nas províncias da Huíla e Namibe, implantando por fases obras de barragens, canais adutores e sistemas de abastecimento de água. Estas acções visam garantir um abastecimento de água consistente, apoiar a agricultura e melhorar a qualidade de vida nas regiões afectadas pela seca.

Cidade do Lubango – Investigação e aproveitamento de água subterrânea no Aquífero de Chela. Com sistemas
de captação por furos, tratamento, armazenamento e distribuição;

  • Cidade do Lubango – Construção da Barragem do Nhene e das obras associadas. Com sistemas de captação por furos, tratamento, armazenamento e distribuição (redes novas e reabilitação da rede existente);
  • Município dos Gambos – Construção da Barragem de N’Opombo no rio Caculuvar e obras associadas.

  • Contemplanto canais de adução e sistemas de abastecimento de água às comunas de Chibia, Jau, Quihita, Chibemba e Chiange.
  • Barragem de Bentiaba;
  • Barragem do Bero e Obras Associadas.
    Com captação, tratamento,
    armazenamento, adução e reforço do
    sistema de abastecimento de água de
    Moçâmedes;
  • Estudo do Aquífero de Água e Construção de sistemas pilotos de águas subterrâneas dentro das várias comunas/ localidades;
  • Barragem Carujamba;
  • Barragem Inamangando;
  • Construção da Barragem Giraúl;
  • Construção da Barragem Curoca.

O PCESSA também mitigará as consequências dos fenómenos da seca nas províncias da Huíla e Namibe, implantando por fases obras de barragens, canais adutores e sistemas de abastecimento de água.

Estas acções visam garantir um abastecimento de água consistente, apoiar a agricultura e melhorar a qualidade de vida nas regiões afectadas pela seca.

ÁREA IRRIGADA, 8.866 Ha,
POPULAÇÃO BENEFICIADA
656.806, 06 BARRAGENS A
CONSTRUIR CABEÇAS DE GADO
527.512 43 BARRAGENSA A REABILITAR.

Como forma de atenuar os efeitos desta calamidade natural, o Governo angolano gizou o Programa de Combate aos Efeitos da Seca no Sul de Angola (PCESSA), que comporta uma carteira de projectos estruturantes, cujo objectivo é o de garantir o abastecimento de água às populações, o abeberamento do gado e a agricultura, repondo, assim, a dignidade das populações locais. Para a execução dos projectos, o PCESSA.

Poderá também achar interessante