Início Sociedade Presidente da MOVANGOLA diz que votar é um acto de cidadania e patriotismo

Presidente da MOVANGOLA diz que votar é um acto de cidadania e patriotismo

por Redação

O exercício do direito de voto, por parte da população com capacidade eleitoral, constitui um “acto de cidadania e patriotismo” para o processo de consolidação e fortalecimento da democracia interna e dignificação das instituições políticas e administrativas, no país, por via do sufrágio.

A convicção foi expressa por António Sawanga, presidente do Movimento de Apoio Solidário de Angola, à margem das visitas, domingo último, às igrejas do Ministério Ebenézer e IESUA, em Luanda.

É fundamental, exortou, que as lideranças das variadas denominações religiosas sensibilizem os fiéis sobre a importância do exercício de votar e da participação para a escolha do novo Presidente da República e dos deputados à Assembleia Nacional.

António Sawanga frisou não fazer sentido, quando está em causa o destino do país, para os próximos cinco anos, que algumas igrejas estejam a proibir os fiéis em abster-se de votar no dia 24 Agosto, considerando a uma prática incorrecta.

Os cidadãos são, independentemente da opção religiosa e crença, “patriotas”, clarificou, pelo que a participação dos mesmos, nas próximas eleições, se afigura indispensável.

Mas os fiéis, neste período eleitoral, ressaltou, devem estar em alerta com os apelos de alguns partidos que têm vindo a incentivar à permanência nas assembleias de voto, o que, disse, ser desnecessária, em virtude dessas forças políticas terem delegados de listas seleccionados e credenciados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE).

Medidas de segurança

O secretário de Estado do Ministério do Interior avançou estarem previstas medidas de segurança, assentes em seis níveis, de modo a garantir que as eleições decorram dentro da normalidade.

José Mabukina Zau, que participou das visitas, sublinhou que “o patriotismo deve falar mais alto”, no próximo dia 24 de Agosto, para que se possa ter “eleições justas e ordeiras”.

O director Nacional dos Assuntos Religiosos, Francisco de Castro Maria, anunciou a realização, a 21 de Agosto, no estádio 11 de Novembro, a partir das 08 horas, de um culto ecuménico, actividade que contará com a participação de todas as igrejas.

O pastor-presidente do Ministério Ebenezer, Augusto Panzo, apelou aos fiéis a não permanecerem nas assembleias de voto e assumirem uma postura exemplar, no 24 de Agosto.

Poderá também achar interessante