Início Sociedade O NOVO PETRÓLEO DA ECONOMIA: CONSÓRCIO GRUPO ELEVO/TEGMA SU APOSTA NA PRODUÇÃO DE ÓLEO DE PALMA EM LARGA ESCALA

O NOVO PETRÓLEO DA ECONOMIA: CONSÓRCIO GRUPO ELEVO/TEGMA SU APOSTA NA PRODUÇÃO DE ÓLEO DE PALMA EM LARGA ESCALA

por Editor

O presidente do Conselho de Administração da TEGMA-SU Lda, António Duarte Gomes, sociedade angolana que aposta na Agricultura, Construção Civil, Imobiliária e Estruturação Financeira e o PCA do Grupo Elevo, Gilberto Rodrigues, assinaram, em Luanda, um Memorando de Entendimento com o Ministério da Agricultura e Florestas, para permitir implementar projectos agrícolas em larga escala e apostar na exportação do excedente.

O acordo insere- se na Estratégia Nacional de Diversificação da Economia, com prioridade no sector Agrícola como pilar fundamental na garantia da segurança alimentar, criação de emprego, redução da pobreza e diminuição da dependência das importações, que vai permitir ao sector a implementação de um projecto Agro-industrial de larga escala para a produção e exportação de óleo de palma do território nacional.


Em declarações à Imprensa, o empresário português, PCA do Grupo Elevo,Gilberto Rodrigues informou que para a execução do Memorando de entendimento,o Consórcio vai investir numa primeira fase 210 milhões de dólares.


Os parceiros já são produtores de óleo de palma para exportação, e com esse compromisso será construída uma Refinaria para consumo interno e externo.


Quanto às áreas a serem desenvolvidas, realçou Gilberto Rodrigues, cerca de 30 mil ha, vão consumir 6,5 milhões de dólares, o que constitui um investimento de larga escala.


Gilberto Rodrigues informou que será investido no processo equipamento de alta tecnologia, um sistema que terá o apoio do parceiro da Elevo.


“Vamos trabalhar para que Angola seja um ranking mundial no que toca à produção de palmares”, garantiu, sublinhando que dentro do processo vai-se dar maior atenção aos pequenos produtores nacionais, O Grupo Elevo manifestou, junto do Governo angolano, interesse para o Desenvolvimento e Produção de Óleo de Palma em Angola, numa área de 30,000 ha em parceria com o Grupo TEGMA SU Lda, para o desenvolvimento do negócio, por ser considerado um parceiro angolano forte, com relação e conhecimento do agronegócio em Angola e simultaneamente com know-how financeiro reconhecido pela implementação nos últimos 20 anos de inúmeros projectos de financiamento ao país.


Diante do enorme esforço que o Governo de Angola efectua para que a economia do país diversifique da indústria petrolifera e assim o pais encontre forma de estabilizar uma economia produtiva, extractiva e sustentável, a intenção é implementar uma economia Verde, com escala e produtora para o mercado nacional e para a exportação.


O Grupo Elevo, com mais de 60 anos de História e um vasto leque de obras de infraestruturas efectuadas em Portugal e em África, nomeadamente em Angola, tem em termos de tomada de decisão estratégica a decisão de diversificar as linhas de negócio e concentrar o fortissimo know-how existente na indústria do agronegócio.


A indústria dos biofuels tem uma previsão de crescimento na ordem dos 86% entre o ano presente e 2040, a produção estimada em 2040 deverá suprir as necessidades 67 MT.


Para a concretização exitosa do projecto, as empresas, Grupo Elevo SGPS SA (portuguesa) e TEGMA SU Lda (angolana), decidiram consorciar-se, detendo cada empresa uma participação de 50% directamente no Consórcio, ou futuramente através de uma sua subsidiária para desenvolver um projecto de Plantação de Óleo de Palma e uma refinaria no território Angolano. (J24 Horas)

Poderá também achar interessante