No âmbito das actividades comemorativas do “Angola 50 anos de independência”, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, estará hoje, terça-feira, 11 de fevereiro, na Grande Entrevista da TPA, para abordar assuntos como a transição e segurança energética; o Plano de expansão da rede eléctrica nacional em todo país e para a RDC, Zâmbia e Namíbia; a abertura da indústria de electricidade ao investimento privado no segmento da transmissão; os grandes projectos no sub-sector das Águas para atender mais de 7 milhões de habitantes; os caminhos para a sustentabilidade financeira das empresas, entre outros importantes temas.
A sociedade, e o público em geral, terá a oportunidade de ouvir, de viva voz, pelo responsável máximo da Energia e Águas, explicações sobre o que se espera da Barragem de Laúca, já concluída, a par de Capanda.
É satisfatório o fornecimento de energia eléctrica ao território Nacional? O que falta ainda, para mais localidades estarem com o fornecimento de energia eléctrica?
A nova DPA (Divisão Politica Administrativa) de Angola deu surgimento à mais três Províncias. O abastecimento eléctrico às sedes Capitais do Moxico Leste e do Cuango estão asseguradas?
Os últimos ganhos do sector da energia, contrastam com as constantes falhas de energia eléctrica. Será a capacidade de distribuição muito limitada ou os quadros precisam com a evolução dos meios e equipamentos, estarem em constante formação?
A recente reabilitação do CDA Candelabro no ano de 2022 pelo ex Vice-Presidente Bornito de Sousa, corresponde às expectativas de abastecimento de água da população de Icolo e Bengo e as centralidades do Kapari e Zango 8.000?
Recentemente, uma nota da EPAL desmentiu o consumo de água pelo Canal do Kikuxi? Para que efeitos serve o canal do Kikuxi e quem trata da manutenção e limpeza do canal? As últimas imagens demonstram abandono e falta de manutenção!
O projecto Bita e Quilonga vêm para acabar com o dia-a-dia dos bidons de água na cabeça, os Kupapatas que comercializam água e as cisternas?
Quantas Girafas tem a Província de Luanda para acudir as fases de crise de abastecimento de água?
Conheça as respostas a estas e outras questões que serão esclarecidas hoje na Grande Entrevista ao Ministro João Baptista Borges depois do Telejornal. (J24 Horas)
