Delegação da Unidade de Implementação do Projecto, em parceria com o Banco Mundial, destaca avanços e reforça compromisso com a qualidade e sustentabilidade da formação dos profissionais de saúde.
A missão da Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde (UIP-PFRHS), afecta ao Ministério da Saúde e financiada pelo Banco Mundial, prosseguiu hoje. 5 de novembro, o seu terceiro dia de trabalhos com uma visita de campo ao Hospital do Prenda, em Luanda.
Inicialmente prevista para a província do Huambo, a visita foi transferida para a capital devido a condições climatéricas. Na ocasião, a comitiva da UIP, acompanhada pelos representantes do Banco Mundial, foi recebida pelo Director Geral do Hospital do Prenda, Dr. Tomás Cassinda, e pela sua equipa de Direcção, que apresentaram uma exposição sobre o funcionamento da instituição e as actividades formativas desenvolvidas no âmbito do projecto de formação de recursos humanos em saúde.
A delegação contou com a presença do coordenador e gestor técnico do projecto, e integrou os especialistas da Unidade Técnica de Implementação do Projecto.
O Banco Mundial esteve representado pelo Dr.
Humberto Cossa, Task Team Leader do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde, acompanhado por Renzo Sotomayor, Suzana Mendes e Ana Ramos, especialistas seniores com realce pás as áreas de Gestão de Riscos Ambientais, Sociais e de Violência Baseada no Gênero.
De acordo com o Dr. Job Monteiro, a missão visa avaliar o nível de implementação das actividades do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde, com especial enfoque nas áreas pedagógica, fiduciária, financeira e de gestão de riscos ambientais e sociais.
“O principal propósito é garantir a qualidade e a sustentabilidade da formação dos profissionais de saúde em Angola”, destacou o coordenador.
O representante do Banco Mundial, Dr. Humberto Cossa, sublinhou que estas missões, realizadas duas vezes por ano, permitem avaliar os progressos alcançados, identificar desafios e fortalecer a cooperação entre o Banco Mundial e o Governo de Angola no setor da saúde.
Durante a visita, a delegação reuniu-se com a direcção pedagógica do Hospital do Prenda, onde decorre o programa de especialização em enfermagem.
Actualmente, o polo formativo do Hospital do Prenda conta com 171 especializandos dos cursos de Enfermagem distribuídos por quatro especialidades:
nefrologia, enfermagem médico-cirúrgica, Anestesiologia e Reanimação, e emergência e trauma.
Segundo o responsável pela área Pedagógica da mesma Instituição, o projecto de Formação do MINSA tem sido fundamental no apoio técnico e material à formação, contribuindo significativamente para a melhoria das condições de ensino e o reforço das capacidades dos profissionais de saúde em Angola.
O Projecto de Formação de Recursos Humanos para a Cobertura Universal de Saúde em Angola (PFRHS) é uma iniciativa do Governo de Angola, através do Ministério da Saúde (MINSA), executada em parceria com o Banco Mundial. O projecto visa fortalecer o sistema nacional de formação e capacitação de profissionais de saúde, abrangendo múltiplos polos formativos em todo o país, com foco na melhoria do ensino pós-graduado em ciências da saúde.

