Início Sociedade FORNECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL E ENERGIA LIMPA NO CENTRO DA ATENÇÃO DO CHEFE DE ESTADO QUE GARANTE DESENVOLVIMENTO PARA O MOXICO LESTE

FORNECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL E ENERGIA LIMPA NO CENTRO DA ATENÇÃO DO CHEFE DE ESTADO QUE GARANTE DESENVOLVIMENTO PARA O MOXICO LESTE

por Editor

O Presidente da República, João Lourenço, chegou na manhã desta sexta-feira (06) à vila de Cazombo, capital da nova província do Moxico Leste, para cumprir uma agenda de trabalho de algumas horas.

A visita tem como principal objectivo impulsionar a execução dos programas estruturantes destinados à região, marcando o início de uma nova etapa no processo de desenvolvimento local.

Durante a sua estadia, o Chefe de Estado testemunhou o lançamento da primeira pedra para a construção da nova cidade de Cazombo, que contemplará vários edifícios públicos e mais de 200 apartamentos, integrados num plano urbanístico moderno.

No centro da atenção do Presidente da República, está o fornecimento de energia e água e anunciou que o Executivo vai melhorar o fornecimento através da instalação de fontes de captação e tratamento de água, assim como está investir também em fontes de energia limpa, que passa a fornecer brevemente 25 megawatts de energia.

Em relação ao fornecimento de energia, João Lourenço visitou o espaço onde será edificada uma central fotovoltaica, dando a conhecer que a vila de Cazombo vai beneficiar, proximamente, de 25 megawatts de energia limpa que vai beneficiar cerca de 77 mil habitantes.

O Chefe de Estado demonstrou preocupação com a água que é consumida pela população local, sobretudo em relação ao surto de cólera que assola o país e garantiu que melhorias no fornecimento do precioso líquido.

João Lourenço, que falava hoje depois de testemunhar o lançamento da primeira pedra para a construção da nova cidade de Cazombo, na província do Moxico Leste, prometeu que, daqui a alguns anos, a cidade de Cazombo será muito melhor e diferente do que é agora Presidente João Lourenço garante que o Executivo vai levar desenvolvimento ao Moxico Leste e afirma que a construção de um aeroporto é urgenteO Presidente da República, João Lourenço, disse em Cazombo que a nova divisão político-administrativa vai trazer desenvolvimento às regiões distantes.

A visita visou testemunhar o arranque do processo de implantação de infra-estruturas para a construção da futura cidade de Cazombo, a capital da nova unidade territorial que resultou da divisão da província do Moxico.

Além do local onde terá início a construção da cidade de Cazombo, o Chefe de Estado visitou também o espaço onde será erguido um hospital de campanha e um parque fotovoltaico, infra-estruturas igualmente projectadas para o pleno funcionamento da nova circunscrição, que tem existência legal desde Janeiro passado.

Presidente João Lourenço, falando à população de Cazombo, capital da província do Moxico Leste, a margem da sua visita naquela circunscrição do país, onde lançou a primeira pedra para a construção de uma nova cidade, que será a futura capital desta província, disse ainda que “tudo que o Executivo faz para o bem da população, para a oposição é perda de dinheiro”.“Entre eles (os opositores) e o povo, para nós o mais importante é o povo.

É uma meia-dúzia de pessoas que mandámos passear em nome do povo”, acrescentou, prometendo a construção de um novo aeroporto no lugar da “simples pista de terra batida que recebe aeronaves de pequeno porte”, na localidade do Cazombo.

“O Cazombo de amanha será bem melhor que o de hoje, Vamos trazer o desenvolvimento para a província”, prometeu o Presidente da República, que anunciou a reabilitação “urgente” da Estrada Nacional 192, no troço Luau-Cazombo..

“Vamos construir hospitais e escolas para tirarmos milhares de crianças de fora do sistema do ensino e muitos doentes deixarem de sair do Cazombo para outras províncias”, disse.O Presidente da República informou que o Executivo tinha definido a criação de seis províncias, mas, por razões financeiras, foram criadas três.

“Nós vamos desenvolver essas novas províncias, são territórios que estavam muito distantes das sedes capitais. Isso dificultava a tarefa de levar o desenvolvimento a essas regiões”, defendeu, salientando que chegou o momento de darem o passo para o desenvolvimento destas terras longínquas.Na província do Moxico Leste, o Presidente da República visitou o espaço onde será montado um hospital da campanha e um parque fotovoltaico.

Trata-se da segunda visita à vila de Cazombo depois de, em Setembro de 2019, se ter deslocado para dar o arranque do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios PIIM.

O Moxico-Leste, que resulta da divisão da província do Moxico em duas, tem como capital a vila de Cazombo.A nova província tem nove municípios, nomeadamente Cazombo (sede provincial), Cameia, Luacano, Luau, Nana-Candundo, Lóvua do Zambeze, Caianda, Lago-Dilolo e Macondo. (J24 Horas)

Poderá também achar interessante