– Entrega de Certificados Marca Avanço do Projecto Nacional*O Ministério da Saúde (MINSA), através da *Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos para a Cobertura Universal de Saúde (PFRHS)*, realiza uma missão técnica à Província do Uíge, de 9 a 11 de Agosto de 2025, com o objectivo de reforçar as acções de formação, supervisão e mobilização dos profissionais de saúde no âmbito do programa financiado pelo Banco Mundial.
A comitiva é liderada pelo *Coordenador e Gestor Técnico do Projecto, Prof. Dr. Job Monteiro, e integra diversos especialistas, incluindo a Especialista de Comunicação, o Consultor para Formação Dr. Adão Chimuanji, a Assistente de Aquisições Dra. Karen dos Santos, o Consultor gestor de base de Dados Joaquim Agostinho*, bem como outros técnicos da Unidade de Implementação do Projecto (UIP). A equipa partiu de Luanda as 5h50 de domingo, *10 de Agosto, com destino à cidade do Uíge*, marcando o início da primeira missão técnica do segundo semestre de 2025.
Reunião com a Direcção do Hospital Geral do UígeÀ chegada, a comitiva deslocou-se ao Hospital Geral do Uíge, onde teve lugar uma reunião de concertação com a *Direcção da unidade hospitalar, incluindo médicos especialistas e técnicos locais*.Durante a sessão, o *Prof. Dr. Job Monteiro, em obediência as orientações de Sua Excelência, a Ministra da Saúde, Dra. Sílvia Lutucuta, destacou que a missão enquadra-se no âmbito do reforço das capacidades técnicas locais e no reforço do intercâmbio formativo com outros sectores que actuam a nível da província.
“Esta visita reforça o nosso compromisso em garantir que a formação promovida pelo MINSA e seus parceiros seja prática, contextualizada e alinhada com as reais necessidades dos profissionais de saúde nas províncias*”, afirmou Job Monteiro.
O *Director-Geral do Hospital Geral do Uíge, Dr. Abreu Pecamanena, enalteceu a importância da missão da UIP:”Para nós, esta visita representa uma alavanca essencial. O Executivo angolano fez uma aposta que nos orgulha profundamente. Hoje, a qualidade dos serviços de saúde na província do Uíge já não é comparável com a realidade de dois anos atrás.
Esta evolução é fruto directo da aposta na formação dos nossos quadros*.”Também o Director *Pedagógico da Direcção Provincial da Saúde do Uíge, Dr. Ariel Santana, especialista em medicina geral e familiar, considerou o encontro produtivo:”A UIP traz metodologias que irão facilitar o planeamento, o acompanhamento logístico e a actualização contínua dos nossos profissionais*.
“Durante a missão, será igualmente realizada a cerimónia oficial de entrega de certificados aos formandos dos cursos de pós-médio, no âmbito do programa de capacitação de quadros. O acto contará com a presença de membros do Governo Provincial, responsáveis da Direcção Provincial da Saúde, autoridades académicas e parceiros do sector.
O Projecto de Formação de Recursos Humanos para a Cobertura Universal de Saúde (PFRHS) tem como meta formar 38.000 profissionais de saúde até 2028, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica, profissionais do regime geral e apoio hospitalar, com o objectivo de melhorar a cobertura e a qualidade dos serviços de saúde em todo o território nacional.
Esta missão marca também o reforço da componente de comunicação estratégica, essencial para garantir a visibilidade dos resultados, partilhar boas práticas e promover o envolvimento das comunidades nas províncias-pólo onde o projecto está a ser implementado.
Convidamos os órgãos de comunicação social interessados a acompanharem a cerimónia no Uíge, entrevistar os responsáveis da missão, formandos beneficiados e parceiros locais.
Para mais informações, contactar:Neusa CumbeEspecialista de Comunicação, Informação e Conhecimento – PFRHSUnidade de Implementação do Projecto (UIP)Uíge.
