A província de Cabinda ganhou quinta-feira, 30 de Junho, um novo sistema de abastecimento de água, que vai abastecer a vila de Lândana, no município de Cacongo, e vai permitir que a água chegue a mais de 630 mil pessoas numa primeira etapa e, posteriormente, vai estender a sua rede para a efectivação de 70 mil ligações domiciliares
Victor Kavinda
O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, inaugurou a Estação de Tratamento de Água de Sassa Zau – Bissassanha e o Centro de Distribuição de Luvula- Lândana, cujos actos foram testemunhados pelo governador da província, Marcos Alexandre Nhunga, e o presidente da Bancada Parlamentar e coordenador de acompanhamento do Bureau Político do MPLA à Cabinda, Vírgilio de Fontes Pereira.
Após as duas inaugurações, a delegação partiu para uma visita de constatação à Central Térmica de Malembo, onde foi verificada a instalação de mais uma Central Aeroderivativa com a capacidade de 25 MW, que se encontra em fase de comissionamento, prevendo entrar em operação comercial na primeira quinzena do mês de Julho.
No município de Cabinda, os governantes procederam à inauguração do Centro de Distribuição do Tchizo.
A ETA de Sassa Zau ora inaugurada, dependerá da captação no Rio Chiluango e está implantada na aldeia de Bissassanha, num terreno com 17.836,90 m2 de área, contando com um edifício administrativo, tanque de pré-oxidação e mistura rápida, edifício de dosagem, 3 decantadores, ddifício dos filtros, câmara de manobra, tanque de água tratada, edifício das bombas, ventiladores e auxiliares, edifício do gerador, linha de lamas, arruamentos, vedação e guarita, totalizando 6.431,55 m2 de área bruta de construção.
Já o Centro de Distribuição de Luvula-Lândana, está implantado numa área de 3.300,00 m2 de área bruta e conta com dois reservatórios de 500 m3, reservatório elevado de 50 m3, câmaras de manobras, sala das bombas, cobertura do gerador, arruamentos, vedação, zonas ajardinadas e PT AI 250 KVA, totalizando 1.050 m3 de reserva de água.
Finalmente, o Centro de Distribuição do Tchizo, também inaugurado quinta-feira, conta com uma área de 7.912,00 m2 de área bruta de implantação, contém 4 reservatórios de 5.550 m3, reservatório elevado de 375 m3, edifício de escritórios, 2 câmaras de manobras, edifício do gerador, edifício das bombas, arruamentos, vedação, zonas ajardinadas e casa de PT 250 KVA apoiado, totalizando 22. 575 m3 de reserva de água.
De acordo com o ministro João Baptista Borges, com a entrada em funcionamento deste sistema de reforço, garantem-se melhores condições para as populações beneficiárias.
O ministro acrescenta ainda, que este é um esforço que o Executivo liderado por Sua Excelência Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, tem vindo a desenvolver, tendo agradecido a boa interação com o governo local, em coordenação com o Ministério da Energia a Águas para conclusão deste objectivo.
João Baptista Borges frisou que a empreitada ora construída teve o seu início há cerca de 5 anos.
Em nome de todos cabindenses, o governador Marcos Alexandre Nhunga apelou à conservação das infraestruturas e à conservação dos materiais por parte dos munícipes das localidades beneficiárias.