Início Política Melhores dirigentes de 2021

Melhores dirigentes de 2021

por Redação

Eugênio Laborinho – Ministro do Interior

Eugénio César Laborinho é ministro do Interior de Angola desde o ano de 2019. Quando assumiu o cargo, imprimiu uma nova dinâmica ao sector, que se encontrava num marasmo derivado dos vários anos em que esteve “mergulhado” num sistema em que imperava o “deixa andar”, fruto da corrupção que afectava as instituições do Estado.

Depois de alguns altos e baixos no decorrer do ano passado, em 2021 dinamizou diversos processos, como a prestação de auxílio às autoridades judiciais pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) e a consolidação da Polícia Nacional como uma força única e indivisível, com fundamento no artigo 210 da Constituição da República de Angola.

No decorrer de 2021, Eugénio Laborinho tornou-se em um dos principais e indefectíveis colaboradores do Presidente da República, João Lourenço, no que toca às políticas de segurança das instituições e das populações em geral.

Em 2021 efectuou visitas a alguns comandos municipais da Polícia em Luanda, para radiografar o trabalho das direcções locais do Minint e da PN, bem como a vida e o dia-a-dia dos munícipes e a segurança pública.

No município de Viana, por exemplo, a sua visita, que era muito esperada, criou alívio à administração local que se vê a braços com o “velho problema” de crimes ligados à ocupação anárquica de terrenos, com o envolvimento de muitos funcionários afectos à administração local e dos órgãos de defesa e segurança.

Como foi dito, Eugénio Laborinho, com a sua visita, “trouxe conforto e recomendou ao comandante municipal de Viana para ter mão dura perante esse tipo de crimes que afectam a vida dos munícipes”.

Na referida visita, o ministro do Interior não levou apenas promessas, levou meios para reforçar a polícia no combate ao crime.

No mês de Novembro, claramente preocupado com a segurança e bem – estar dos cidadãos, Laborinho reforçou o SIC com novos meios operacionais, para combater a criminalidade no país, tais como viaturas e equipamentos técnicos.

Quando da sua passagem pela província do Cuanza Norte, o ministro do Interior destacou, em Ndalatando, a necessidade do reforço da disciplina e melhoria da interacção com os cidadãos, para promover a segurança, ordem e tranquilidade públicas.

Pela nova postura assumida no decorrer de 2021 e pelo empenho demonstrado, as opiniões convergem e apontam-no como um dos melhores dirigentes do ano!

Poderá também achar interessante