A governadora da província do Bengo, Mara Regina da Silva Baptista Domingos Quiosa, tem demonstrado, ao longo do seu mandato, que é uma governante de “mãos cheias” e que prefere trabalhar a falar. Na nossa sondagem foi designada como uma das melhores do ano de 2021.
Desde que é governadora do Bengo, a sua postura tem sido de empenho pelo desenvolvimento dos diversos municípios da província e pelo bem – estar das suas populações. A província do Bengo é rica em agricultura e também em recursos minerais, embora este sector esteja ainda a ser acautelado.
Sendo que alguns municípios foram o berço da Luta Armada de Libertação Nacional, caso de Nambuangongo, cuja população é constituida por gente humilde e trabalhadora, muitos têm sido os dirigentes que se aproveitam dessa condição para roubar, em vez de trabalhar em prol da criação de condições que possam retirar aquelas comunidades da humilde situação em que vivem.
Mara Quiosa não tem dado trégua aos esquemas de corrupção e tem agido com “mão pesada” contra os gestores públicos acusados de coruupção e roubo do erário público, sobretudo a nível de municípios. Muitos deles encontram-se em prisão preventiva na cadeia de Caboxa por crimes de natureza económica e associação criminosa.
Sempre preocupada com os cidadãos, a governadora Mara Quiosa, nos últimos dias, deu mais uma mostra da sua integridade enquanto dirigente e cidadã, ao afirmar na abertura do II Fórum Provincial da Educação do Bengo, que a Educação é dos activos mais importantes à disposição dos seres humanos para garantir o desenvolvimento e bem-estar social das pessoas.
Mara Quiosa sublinhou que todo progresso social está virado para a formação, através das escolas, e o Executivo tem feito investimento para assegurar a expansão do sistema educativo, apesar das implicações decorrentes da economia mundial.
Em sua opinião, a qualidade do processo de ensino eaprendizagem devem beneficiar as crianças, “que são, sem sombras de dúvidas, o garante da continuidade das conquistas alcançadas”.
No passado sábado (18), a governadora do Bengo, Mara Quiosa, conviveu com mais de 300 crianças da província, na festa de Natal antecipado, realizada na localidade do Panguila, sob o lema “Natal Solidário com mil sorrisos da criança protegida contra a Covid-19 e sem violência”. O acto teve música, dança, jogos infantis e distribuição de brinquedos.
Na ocasião, a governadora disse que a criança continua a ser a grande prioridade do Executivo, sublinhando que cada vez que se constrói uma escola ou uma unidade hospitalar pensa-se nas crianças.