Início Política Governador do Cuanza Norte satisfeito com obras no Golungo Alto

Governador do Cuanza Norte satisfeito com obras no Golungo Alto

por Redação

Governador do Cuanza Norte está satisfeito com os avanços das obras de construção da subestação eléctrica e da asfaltagem de estradas no Golungo Alto

Victor Kavinda

O governador provincial do Cuanza – Norte, Adriano Mendes de Carvalho, realizou quarta-feira (23), visitou as artérias do município do Golungo Alto para constatar o andamento das obras da subestação eléctrica e do sistema de asfaltagem das estradas para facilitar o transporte de pessoas e bens.

As obras de construção da subestação eléctrica, no município do Golungo Alto,  cujos  trabalhos ficam concluídos em Junho deste ano, vai igualmente fornecer energia  ao município do  Ngonguembo. As mesmas decorrem a bom rítmo, deixando satisfeito o governante.

Adriano Mendes de Carvalho realçou que a conclusão da importante  infra-estrutura, que gerou mais de 120 postos de trabalho, principalmente para jovens locais, vai colocar os municípios do Golungo Alto e Ngonguembo na rota do desenvolvimento da província.

O dirigente garantiu ainda que, com o término da obra, serão criados mais postos de trabalho, facto que contribuirá para a redução do índice de desemprego, por ser um ganho que vai alavancar  as infra-estruturas industriais.

Por sua vez, o responsável da empresa construtora, Jesus Sanchez,  esclareceu que a subestação, com 85% de execução física, terá uma capacidade de 40 Megawatts, podendo ser ampliada para 80, e vai beneficiar  também,  as zonas periféricas do município do Golungo Alto.

Adriano Mendes de Carvalho enalteceu os vários postos de trabalhos criados, beneficiando principalmente os jovens locais, tendo referido que para as obras de asfaltagem da estrada (EN 120) entre Golungo Alto ao Ngonguembo, num percurso de 36 Km, foram desbloqueados os constrangimentos financeiros que impediam o curso normal da empreitada.

Aquele dirigente adiantou que a reparação da estrada vai  pôr fim ao sacrifício que o povo do Ngonguembo tem enfrentado, promovendo assim o desenvolvimento socioeconómico daquela região.

Orçada em mais de 21 mil milhões de Kwanzas, a obra que está a cargo da empresa chinesa Tiesiju Enginnering Group Co Limitada (CTCE), compreende, ainda, a construção de uma ponte de 60 metros sobre o rio Zenza, construção de lancis, guardas laterais, drenagem longitudinal, sinalização vertical, bem como a asfaltagem das ruas da vila do Quilombo dos Dembos, pela primeira vez na sua história. Os trabalhos consistem na desmatação do troço, o qual exige, actualmente,  três a cinco horas de viagem entre as vilas do Quilombo dos Dembos e do Golungo Alto.

Durante a sua estadia no município, a delegação encabeçada pelo governador provincial  visitou, igualmente, o centro de captação de água,  no rio Zenza, a 18 Km da sede do município.

Poderá também achar interessante