Início Economia Ofensiva militar russa na Ucrânia provoca tensão na Europa e faz subir preço do petróleo

Ofensiva militar russa na Ucrânia provoca tensão na Europa e faz subir preço do petróleo

por Redação

Na madrugada de quinta, o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou o início de uma “operação militar” na Ucrânia. Kiev diz tratar-se de uma “invasão de grande alcance”

O preço do petróleo superou nesta quinta-feira (24), pela primeira vez em mais de sete anos,  os 100 dólares, depois que o presidente russo, Vladimir Putin, lançou uma ofensiva militar contra a Ucrânia.

As bolsas europeias caíam com força desde a abertura. Às 9h15 (horário de Luanda), Frankfurt perdia 3,73%, seguido de Paris (3,15%), Milão (3,10%), Madrid (em torno de 3%) e Londres (2,45%).

O preço do petróleo já vinha em alta, devido à tensão geopolítica e, quinta-feira, o barril de Brent ultrapassou a marca de 100 dólares pela primeira vez desde Setembro de 2014. Às 9h10, o preço do barril de Brent subia 6,01%, a 102,60 dólares. O petróleo WTI avançava 5,39%, a 97,14 dólares.

Na madrugada de quinta, o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou o início de uma “operação militar” na Ucrânia. Kiev diz tratar-se de uma “invasão de grande alcance”.

“Neste momento, é impossível apostar em qualquer cenário”, diz Ipek Ozkardeskaya, analista da empresa de investimentos SwissQuote, para quem este “é o pânico nos mercados”.

“Podemos apenas acompanhar de perto os últimos acontecimentos e estar preparados para mais volatilidade”, acrescentou. (Com agências)

Poderá também achar interessante