Início Política Encontro entre os Presidentes de Angola e Madagáscar reforça relações entre os dois países no domínio da Energia Elétrica Recursos Minerais Agricultura Pesca Educação Turismo Petróleo e Gás

Encontro entre os Presidentes de Angola e Madagáscar reforça relações entre os dois países no domínio da Energia Elétrica Recursos Minerais Agricultura Pesca Educação Turismo Petróleo e Gás

por Redação

O Presidente de Madagáscar, Andry Rajoelina, chegou a Luanda na tarde desta quarta-feira, 31 de Julho, para uma visita de Estado de 24 horas a Angola, a convite do Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço.

Na manhã desta quinta-feira, Andry Nirina Rajoelina depositou uma coroa de flores no sarcófago do Dr. António Agostinho Neto, primeiro Presidente da República de Angola. No Memorial, erguido em homenagem ao fundador da nação angolana, o Presidente do Madagáscar inclinou-se diante da urna onde repousam os restos mortais e depositou a coroa de flores.


Acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Téte António, e dos membros do Memorial Dr. António Agostinho Neto, Andry Rajoelina percorreu as várias áreas deste importante acervo do “poeta maior” e recebeu explicações sobre a sua vida e obra.


O Presidente da República, João Lourenço, e o homólogo do Madagáscar, Andry Rajoelina, reuniram-se nesta manhã no Palácio da Cidade Alta, para abordar o reforço das relações entre os dois países.


À chegada à Cidade Alta, Andry Rajoelina foi recebido com honras militares, ao que se seguiram vários momentos, nomeadamente o tête-à-tête com João Lourenço; conversações oficiais entre ambas as delegações ministeriais, na Sala do Conselho de Ministros; discurso dos dois estadistas e a assinatura de alguns instrumentos jurídicos, na Sala de Tratados, no quadro do reforço das relações de cooperação.


Após estes momentos, João Lourenço e Andry Rajoelina prestaram declarações aos jornalistas dos dois países, no Espelho de Água, adjacente aos jardins do Palácio Presidencial, altura em que se falou sobre o resultado do encontro.


Vários instrumentos jurídicos foram assinados entre as delegações dos dois países, destacando-se a cooperação nos domínios dos Recursos Minerais, Agricultura, Pescas, Educação, Energia Eléctrica, Petróleo e Gás, e Turismo.


No domínio da Energia, prevê-se a troca de experiências entre os dois estados, estando previsto para breve a assinatura de um Memorando de Entendimento entre os dois países no âmbito deste segmento da energia.


O programa da visita do Chefe de Estado malgaxe contou também com um almoço oficial, oferecido pelo Presidente angolano, durante o qual foram pronunciadas breves palavras de circunstância pelos dois Presidentes.


No fim do encontro com o estadista angolano, o Presidente do Madagáscar deslocou-se à Assembleia Nacional, para discursar na Sessão Plenária Extraordinária.


Andry Rajoelina encerra a sua jornada, hoje, com uma visita guiada à Refinaria de Luanda. A visita de Estado do Presidente malgaxe a Angola termina amanhã, com o regresso ao Palácio Presidencial, para se despedir do homólogo angolano.


As relações entre Angola e o Madagáscar são consideradas excelentes, havendo consultas regulares a nível presidencial, ministerial e técnica, sendo que ambos os países têm edificado um quadro que permita aprofundar ainda mais as relações nos variados domínios com apoio mútuo quer a nível regional, quer a nível continental. (J24 Horas)

Poderá também achar interessante