Os resultados definitivos das eleições gerais realizadas a 24 de Agosto de 2022, apresentados pelo presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Manuel Pereira da Silva, na tarde de segunda-feira (29), confirma a vitória do MPLA com mais de 51%, seguido pela UNITA com 43, 17%
A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) aprovou a ata do resultado final das eleições de 24 de Agosto, numa reunião que decorreu desde o dia 28 até à madrugada de segunda-feira (29), tendo o MPLA arrecadado mais de metade dos votos reclamados.
Em sessaõ solene, o prersidente da CNE confirmou a vitória do MPLA e proclamou João Manuel Gonçalves Loirenço como Presidente da República por mais um ciclo de cinco anos.
Há a registar o elevado número de abstenções, mais de 50 por cento. A demora em anunciar os resultados dos restantes 3% dos votos originou muitas críticas no país. Mas, segundo Lucas Quilundo, porta-voz da CNE, a demora deveu-se ao “tempo exactamente necessário para que o trabalho tenha o carácter de rigor e fiabilidade.”