Início Mundo PARLAMENTARES LAMENTAM MORTE DE PAPA FRANCISCO E CONSIDERAM “VOZ PROFÉTICA DO NOSSO TEMPO”

PARLAMENTARES LAMENTAM MORTE DE PAPA FRANCISCO E CONSIDERAM “VOZ PROFÉTICA DO NOSSO TEMPO”

por Editor

A Assembleia Nacional (AN) considerou esta segunda-feira, em Luanda, o Papa Francisco como uma referência moral incontestável para o mundo contemporáneo e uma voz profética do nosso tempo.Uma nota de condolências pelo falecimento de Sumo Pontifice, aos 88 anos de idade, os parlamentares referem que sempre denunciou as injustias sociais e defendeu os mais vulneráveis, clam pela paz entre as naçoes e pela responsabilidade com a criação de Deus.

Declara que enfrentou, com pragem evangélica, os desafios do mundo contemporáneo na busca de solução pacífica para as várias guerras que correoem a Humanidade e combateu a cultura da indiferença.O parlamento angolano classifica Jorge Bergoglio como um Papa do diálogo, da escuta e da misericórdia.

Destaca o finado como um homem que recolocou Cristo no centro da Igreja, da consciência global, chamando todos crentes e nãocrentes à conversão pelo amor.“ Nunca deixou de apelar por uma melhor distribuião da riqueza mundial e manteve uma atenção especial na defesa da justiça social e das causas ambientais, recorda.

Os deputados reafirmam gratidão pela sua vida, obra e fé inabalável e que o seu exemplo de humildade, de serviço apostólico e de defesa dos mais pobres, continue a iluminar os caminhos da política, da diplomacia e da convivência pacífica entre os povos.

O Santo Padre morreu aos 88 anos, após de um pontificado marcado pelo combate aos abusos sexuais, às guerras e à uma pandemia.Nascido em Buenos Aires, a 17 de Dezembro de 1936, o Papa Francisco foi o primeiro jesuita a chegar à liderança da Igreja Católica.

Poderá também achar interessante