Início Mundo ANGOLA NA 14ª ASSEMBLEIA DA AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

ANGOLA NA 14ª ASSEMBLEIA DA AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

por Redação

O Ministério da Energia e Águas vai participar na 14ª Assembleia da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA), no Emirados Árabes Unidos, nos dias 16 e 17 de Abril de 2024. Esta importante Assembleia irá tratar de várias questões relacionadas à energia renovável a nível global. Os estados-membros irão discutir políticas, estratégias e projectos para impulsionar a transição para uma matriz energética mais limpa e sustentável.


*Sob Presidência do Ruanda, Angola é Vice-presidente, juntamente com a República Dominicana, Georgia e República do Iraque e far-se-á representar por Sua Excelência Ministro da Energia e Águas, *João Baptista Borges.*


A sessão irá aprofundar o tema crucial*”Resultado da *COP28:* Infraestruturas, Políticas e Competências para Triplicar as Energias Renováveis e Acelerar a Transição Energética”*.


Temas como tecnologias emergentes, investimentos, políticas regulatórias e cooperação internacional para enfrentar os desafios da transição energética serão abordados ao nível de líderes globais e decisores energéticos para traçar um caminho estratégico à seguir em todos os países, regiões e no Mundo.


Dada a necessidade urgente de níveis extraordinários de impulso político e cooperação internacional, várias sessões ministeriais e de alto nível serão convocadas como parte da sessão da Assembleia, bem como durante o dia da Pré-Assembleia, em 16 de Abril de 2024, para facilitar a interacção entre decisões sobre questões prementes relacionadas com a transição energética na próxima década e no futuro e informar o trabalho futuro da Agência.


Em linha com a natureza inclusiva das discussões, o Fórum de Legisladores, o Diálogo Público-Privado e o Fórum da Juventude continuarão a proporcionar oportunidades para ideias e debates com e entre actores que são vitais para a nossa ambição colectiva de alcançar um futuro justo e inclusivo, baseado nas energias renováveis.

Recorde-se que a IRENA é uma organização intergovernamental que promove a adopção e o uso de energias renováveis em todo o Mundo.

Poderá também achar interessante