A distribuição de combustíveis no país é um dos mais sensíveis processos da Sonangol, mas o quadro experimenta certa estabilidade e uma plena autonomia para as necessidades usuais
A Sonangol prevê a abertura, este ano, no Porto do Lobito, em Benguela, de um ponto de recepção de produtos importados, para servir o Centro, o Leste e o Sul do país, no quadro da melhoria da distribuição de combustíveis nas várias regiões de Angola.
Actualmente, a petrolífera nacional dispõe apenas de um único ponto, em Luanda, onde os navios provenientes do exterior do país fazem a entrega dos produtos importados, soube a Angop da instituição.
No quadro das suas acções para a melhoria da distribuição, a empresa fez antes uma redefinição do plano para a abertura deste segundo ponto, envolvendo um entre os portos do Amboim, do Lobito e do Namibe, tendo ficado com a opção Lobito.
Citado na edição de Janeiro do jornal Pacaça (propriedade da petrolífera), o seu administrador executivo, Joaquim Fernandes, refere que “o quadro de distribuição experimenta certa estabilidade e uma plena autonomia para as necessidades usuais”.
Lembrou que a distribuição de combustíveis no país é um dos mais sensíveis processos da Sonangol, por um leque de factores, alguns dos quais fora do controlo da petrolífera.
O responsável aponta, entretanto, o contrabando de produtos em zonas fronteiriças ou intempéries sazonais em certas regiões, como sendo elementos que concorrem para a delicadeza do processo.
No quadro da melhoria da gestão do processo de distribuição, houve um trabalho de reorganização regional, que levou ao desprezo da definição anterior, para a efectivação de um novo esquema regional.
Desta feita, foram definidas as regiões de Cabinda, do Zaire e de Luanda (capital do país), bem como a região Norte que integra Malanje, Cuanza Norte e Uíge, ficando determinado como pólo principal para a distribuição a cidade de Malanje.
O processo permitiu também que fosse definida a região Centro, com as províncias do Huambo, Bié e Benguela, sendo esta última o ponto principal, a partir da cidade do Lobito; a região Leste (Moxico, Lunda Norte e Lunda Sul), estando a base no Luena.
Existe ainda a região Sul que cobre as províncias do Cunene, da Huíla e do Namibe, com ponto principal instalado na cidade de Moçâmedes.
Joaquim Fernandes disse que actualmente a distribuição primária é feita por cabotagem, estando as embarcações a partirem de Luanda para os portos do Soyo, de Cabinda, do Lobito, do Amboim e Namibe, de forma integrada.
“(….) A nossa decisão foi repartimo-la , pelo que teremos a parte Norte, que será em Cabinda e Zaire, com unidades de cabotagem dedicadas, e a parte Sul também com outras unidades”, disse o responsável.
As transportações por ferrovias e estradas continuam a ser opções do ponto de vista do aumento da capacidade de transportação interna.
A Sonangol quer aumentar a capacidade de transportação por ferrovia, a partir de Luanda, com vagões específicos já utilizados para as operações de Malanje, onde se faz o armazenamento para outras províncias da mesma região.
Os caminhos-de-ferro de Benguela e do Namibe, de igual modo, serão utilizados para o aumento da capacidade de distribuição de combustíveis pelas 18 províncias do país.
A propósito, a melhoria da gestão do processo de distribuição ganhou impulso com a construção do ramal ferroviário do Luena, na província do Moxico, e consequente inauguração em Novembro de 2021.
A este ramal associa-se também a edificação das instalações de armazenamento de Saurimo, pela petrolífera angolana, que além de assegurar o fornecimento de combustível no mercado, também detém a maioria das bombas de abastecimento. (Com Angop)