A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, visitou o projecto Comunidade Sustentável da aldeia de Camizungo, localizado no Icolo e Bengo, onde a mesma beneficia desde 2018 um total de 1200 cidadãos residentes naquela municipalidade da Província de Luanda.
Victor Kavinda
A Vice Presidente da República, Esperança da Costa, em entrevista com a imprensa, frisou que a ONG ATOS solidarizou-se com a população de Camizungo onde construiu o projecto “comunidade sustentavel”, com objectivo de desenvolver acções que visam transformar, tornando-a capaz de colocar os seus membros a participar no seu processo de construção onde os citadinos participam nas construções das suas próprias casas com materias local, focando também na produção dos seus alimentos por via da agricultura sustentavel, denominada “Mandela”.
Esperança da Costa, disse também, que o objectivo projecto é tornar a comunidade mais participativa à par do seu processo de crescimento, das suas necessidades e desafios. “Na comunidade de Camizungo residem cerca de 884 habitantes, das quais 454 do sexo femenino e 430 do sexo masculino. O referido projecto benefecia cerca de 1200 pessoas, incluindo um orfanato denominado “casa do amor” que acolhe mais de 30 crianças e não só.
Ao longo da visita, Esperança da Costa interagiu com aquela população e inteirou-se da sua realidade, tendo visitado uma família beneficiária do modelo de casas ecológicas, feitas com material produzido pela comunidade, com realce para os tijolos, portas, janelas e demais materiais.
A Vice Presidente, disse também que a comunidade já está a benefeciar-se de algumas instalações de equipamento sociais como fontenário de água potavel, escola primária e secundária com capacidade de atender 650 crianças, cozinha comunitária com atendimento de 250 pessoas por semana, o centro de eventos e formação para 400 almas e o centro polidesportivo.
No final da visita, a Vice-Presidente defendeu a necessidade de se replicar o modelo de Comunidade Sustentável para outras regiões de Angola, tão logo esteja consolidado.
A aldeia de Camizungo está localizada na comuna de Catete, município de Icolo e Bengo, a cerca de 44 quilómetros do centro da cidade de Luanda.
Iniciativa da ONG “ATOS”, o projecto visa desenvolver acções para transformar o meio numa “comunidade auto-sustentável”, tornando-a capaz de colocar os seus membros como partícipes do processo de construção. É igualmente objectivo do referido projecto tornar a comunidade mais participativa, inclusiva e a par do seu processo de crescimento, necessidades e desafios.