O Tribunal de Contas de Angola participou na 3.ª edição do Programa de Intercâmbio “Mulheres na Liderança” (PROINTER 2025), uma iniciativa promovida pelo PRO PALOP–TL/PNUD e pelo Tribunal de Contas da União do Brasil, em parceria com a AFROSAI-E.
Sob o lema “Mulheres na Liderança – Promovendo a Igualdade de Género e a Sustentabilidade Institucional”, o programa teve início a 6 de Outubro com uma fase online dedicada a vários aspectos como à transversalização de género, diversidade e à apresentação do Selo da Igualdade do Género do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento(PNUD).
Seguiu-se, de 13 a 17 de Outubro, o encontro presencial na sede da AFROSAI-E, em Pretória (África do Sul), com painéis e workshops focados na liderança feminina, bem-estar e impacto organizacional. O encerramento do programa está previsto para 5 de Dezembro de 2025, altura em que serão apresentados os relatórios finais.
O projecto, que reúne representantes de várias Instituições Superiores de Controlo (ISC) do espaço lusófono e africano, visa fortalecer a presença feminina nos cargos de decisão e fomentar uma cultura institucional mais equilibrada e inclusiva.
O Tribunal de Contas de Angola foi representado pela Dra. Glorita Biji, Chefe da 6.ª Divisão dos Serviços Técnicos e pela Dra. Yara Figueiredo, Chefe de Secção da Divisão de Recursos Humanos. As representantes angolanas participaram em debates e sessões de partilha sobre temas como a transversalização de género e os marcos normativos internacionais, a liderança com equilíbrio e impacto e as boas práticas das Instituições Superiores de Controlo em igualdade, diversidade e inclusão.
A presença do Tribunal de Contas de Angola no PROINTER 2025 é mais uma acção que reflecte o compromisso contínuo da instituição com a promoção da igualdade do género e o fortalecimento da liderança feminina, alinhando-se às boas práticas internacionais da AFROSAI-E e da INTOSAI e aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 5 e ODS 16).
