Início Sociedade Sociedade enaltece distinção do Presidente João Lourenço com o prémio José Aparecido de Oliveira

Sociedade enaltece distinção do Presidente João Lourenço com o prémio José Aparecido de Oliveira

por Redação

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, foi distinguido como o vencedor, este ano, do Prémio José Aparecido de Oliveira, atribuído pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O facto tem merecido, nos diferentes círculos da sociedade, os mais variados comentários, que são reconhecidos os esforços do Presidente da República pelas reformas no país e participação activa para a resolução dos conflitos da região, com realce na RDC e nos Grandes Lagos.

De acordo com a organização do prémio, o Chefe de Estado angolano foi distinguido pelo “contributo ímpar para a projecção internacional da CPLP, especialmente para a implementação do Acordo sobre Mobilidade entre os Estados-membros”, e “a criação do novo objectivo geral da organização – de cooperação económica”.

A Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa precisou, em comunicado, que a distinção foi decidida por aclamação pelo Júri constituído pelos representantes permanentes dos nove Estados-membros da Organização junto da CPLP, reunidos na última segunda-feira, dia 15 de Maio.

O Júri reconheceu também o contributo do Presidente João Lourenço para “a integração dos princípios da representatividade e da igualdade de género nos estatutos da organização” e enalteceu também “o percurso profissional na defesa das causas públicas e a liderança de processos regionais no continente africano”.

O prémio vai ser entregue ao Chefe de Estado angolano em cerimónia pública e solene a realizar à margem da Décima Quarta Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, prevista para decorrer a 27 de Agosto de 2023 em São Tomé e Príncipe.

O Prémio José Aparecido de de Oliveira, instituído em 2011 e de cariz bienal, contempla a atribuição de um diploma de mérito e de uma prestação pecuniária, para reconhecer e homenagear personalidades e instituições que se distingam na defesa, valorização e promoção dos princípios, valores e objectivos da CPLP, bem como na realização de estudos e trabalhos de investigação que se inscrevam neste âmbito.

Poderá também achar interessante