Tal como foi prometido pelo Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), os pendentes relacionados com a emissão e entrega de passaportes em tempo útil foram ultrapassados
O SME informou, recentemente, que partir do mês de Junho seriam resolvidos todos os pendentes relacionados à emissão e entrega de passaportes em tempo útil. A situação constrangedora foi ultrapassada e a partir de agora está normalizada a emissão de passaportes ordinários.
Como se sabe, a irregularidade na emissão de passaportes deveu-se à escassez de cédulas, entre outros constrangimentos causados pela pandemia da Covid-19 a nível internacional. Actualmente a situação está resolvida e a emissão de passaportes volta à normalidade.
Enquanto isso, segundo o porta-voz do SME, Simão Milagre, mais de 60 mil passaportes estavam pendentes e aguardavam pela emissão e entrega aos respectivos titulares. Porém, os casos de urgência sempre tiveram prioridade.
Na altura, Simão Milagre revelou, igualmente, que mais de 10 mil passaportes já emitidos aguardavam os respectivos donos para o devido levantamento nos guichés do Serviço de Migração e Estrangeiros.
A celeridade nos actos migratórios é um dos grandes objectivos traçados pelo SME.