O SIC Luanda apresentou mais um crime de homicídio qualificado apontado ao indivíduo que atende pelo nome de Paciência Paixão, professor, de 33 anos de idade, autor de um crime hediondo e de uma barbaridade indescritível, que violou e enterrou viva uma jovem de 19 anos de idade. Desta feita, usando o mesmo método, a vítima foi uma estudante de 23 anos de idade
De acordo com Fernando Carvalho, portavoz do Serviço de Investigação Criminal (SIC), “o SIC Luanda, através do seu departamento de Combate ao Crime Organizado, na prossecução do caso do desaparecimento e posterior homicídio qualificado por asfixia, de que foi vítima a jovem d 19 anos de idade que em vida se chamou Eliza Tati Sebastião Buana, ocorrido no passado dia 17 de Novembro de 2021 e apresentado aos órgãos de comuncação social no passado dia 14 de Fevereiro de 2022, em que foi apresentado um cidadão nacional de 33 anos de idade, professor, por estar envolvido no crime descrito, no decurso de uma intensa e aturada investigação sobre o desaparecimento, desde o dia 05 de Agosto de 2021, de uma jovem de 23 anos de idade, Alice Sonata Evambi, estudante, foi encontrada soterrada no mesmo buraco, com uma profundidade de um metro e meio onde a primeira vítima foi retirada, no colégio CG Nzoji Yetu, no bairro Tande II, município de Viana”.
O SIC Luanda apurou que Alice também foi vítima do mesmo cidadão, cujo modus operandis foi idêntico, começando a interagir a partir da rede social Facebook, de onde fluiu uma suposta amizade.
“Porém, não satisfeito com a interação virtual, o suposto homicida persuadiu a jovem a ir ao seu encontro no referido colégio. A moça, chegada ao local, foi submetida de forma brusca a actos sádicos, sendo-lhe amarrados os membros superiores e sofreu abusos violentos à sua liberdade sexual”, descreveu o portavoz Fernando Carvalho.
Prosseguindo, Fernando Carvalho ressalta que “receando que a vítima fosse denunciá-lo pela prática cometida, decidiu pôr fim à vida da infeliz Alice Sonata Evambi, envolvendo-lhe a face com fitacola e enterrando-a posteriormente no mesmo buraco no dia 05 de Agosto de 2021 e no passado dia 15 de Março de 2022, por volta das 11 horas, foi feita a exumação das ossadas e cujos trajes foram reconhecidos a posteriori por membros da sua família”.
Ao que tudo indica está-se diante de um louco, psicopata, que ainda pode ter cometido mais crimes.
O SIC Luanda reafirma o apelo aos pais, no sentido de melhor fiscalizarem os seus filhos no uso das redes sociais e a todos usuários, em particular a juventude, a evitar marcar encontros com desconhecidos, para evitar situações similares.
Reitera-se aos pais e encarregados de educação, bem como aos jovens, sobretudo do sexo feminino, para que haja maior cuidado no uso das redes sociais. Os pais devem prestar melhor atenção ao que os seus filhos fazem nessas redes e, sobretudo, com quem se relacionam, devendo aconselhar e impor limites.
Os jovens devem ter sempre muito cuidado, principalmente com promessas e supostas ofertas aliciantes, como prémios, empregos, convites para espectáculos e/ou festas, entre outros, tendo sempre em conta que os malandros usam perfis falsos e até a identidade de gente de bem, como de dirigentes e outras individualidades. As moças devem redobrar os cuidados para que não venham a ser vítimas de energúmenos como aconteceu com as malogradas Alice e Elisa. Os ngombidis de toda espécie estão na rua. Atenção, todo cuidado é pouco! JK