O sistema de abastecimento de água Quilonga Grande, que está a ser erguido na localidade de Bom Jesus, está com um bom ritmo de trabalho tendente à sua entrada em pleno funcionamento, estando a sua execução física em cerca de 55%.
Este sistema, a todos os níveis estratégico e estruturante para a capital do país, Luanda e Icolo e Bengo, vai abranger os municípios de Bom Jesus, Cabiri, Sequele, Mulenvos, Calumbo, Viana e Catete, levando água potável a cerca de 5 milhões de cidadãos, de forma directa.

No âmbito da empreitada, estão a ser edificados 7 centros de distribuição, para elevar a produção de água com mais 518.000 metros cúbicos de água por dia, contemplando cerca de 350.000 ligações domiciliárias.
O projecto, que prevê começar a distribuir água a partir dos finais de 2026, reforça o compromisso do Executivo em, não só aumentar o nível de acesso aos cidadãos a mais água potável, como conferir maior dignidade e saúde aos angolanos, melhorando as suas condições sociais e económicas, enquadrando-se nas prioridades do Governo.


