Início Sociedade Professores universitários suspendem greve por 30 dias mas alertam que se o Governo não aceitar tudo pára outra vez

Professores universitários suspendem greve por 30 dias mas alertam que se o Governo não aceitar tudo pára outra vez

por Redação

O SINPES (Sindicato Nacional dos Professores do Ensino Superior) de Angola suspendeu por 30 dias a greve que dura há três meses. Mas admitiu retomar a paralisação caso o Governo não aceite uma nova proposta salarial

O secretário-geral do SINPES, Eduardo Peres Alberto, anunciou terça-feira (05) a suspensão da greve por 30 dias, entre 5 de Abril e 5 de Maio próximo, como foi deliberado em assembleia realizada na sexta-feira passada, em Luanda.

“Na assembleia rejeitámos também a proposta do Presidente da República de aumento salarial de 6% e aprovamos uma nova proposta que vai de 2,6 milhões de kwanzas para o professor catedrático e 1,5 milhões de kwanzas para o professor assistente estagiário”, afirmou terça-feira (05) o sindicalista, em declarações à Lusa.

A greve, que teve início em 3 de Janeiro passado, está suspensa por trinta dias, mas, observou o professor universitário, “se o Governo não atender a nova proposta salarial” a greve será retomada “por tempo indeterminado a partir de 09 de Maio”.

“E também suspendemos atendendo ao clamor dos estudantes, é um sinal de que não somos radicais, é uma obrigação do Estado garantir o bem-estar para quem trabalha, daí a necessidade da boa vontade política por parte do Governo”, realçou o líder do SINPES.

Aumento salarial, melhores condições laborais, pagamento da dívida pública e eleições dos corpos directivos das instituições públicas do ensino superior constituem algumas das reivindicações dos professores universitários angolanos.

O secretário-geral do SINPES recordou que a greve, por tempo indeterminado, surge em consequência do “incumprimento” do memorando de entendimento assinado em Novembro de 2021 “por parte das autoridades”.

Um salário equivalente a 2.000 dólares para o professor assistente estagiário e a 5.000 dólares  para o professor catedrático era a proposta salarial inicial do SINPES para contrapor os actuais “salários medíocres”.

Eduardo Peres Alberto deu a conhecer que o aumento salarial de 6%, proposto pelo Presidente angolano, João Lourenço, compreende que o professor catedrático terá um salário líquido de 598.000 kwanzas, o professor associado um salário líquido de 546.000 kwanzas, o professor auxiliar 514.000 kwanzas, o assistente um salário de 483.000 kwanzas, enquanto o estagiário 410.000 kwanzas.

“Logo, esse montante é ínfimo porque não houve evolução nenhuma”, realçou o responsável, que liderou em 19 de Março passado uma manifestação dos professores universitários, em Luanda, contra o incumprimento do memorando.

O secretário-geral do Sindicato Nacional dos Professores do Ensino Superior espera que as autoridades angolanas aprovem a sua nova proposta salarial “para o bem das partes”.

Poderá também achar interessante