Início Sociedade PRIMEIRO PARQUE DE PRODUÇÃO SOLAR (FOTOVOLTAICO) DE LUCAPA A CUMPRIR O SEU CRONOGRAMA

PRIMEIRO PARQUE DE PRODUÇÃO SOLAR (FOTOVOLTAICO) DE LUCAPA A CUMPRIR O SEU CRONOGRAMA

por Redação

O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, procede a uma visita nesta sexta-feira, dia 10 de Fevereiro, na Província da Lunda Norte, para constatar “in loco”, as obras em execução e o funcionamento dos Projectos do Sector da Energia e Águas.
O titular da pasta do Sector da Energia e Águas que se encontra a trabalhar desde ontem de manhã nesta região sul do país, tendo já estado na Lunda Sul, ladeado da governadora provincial, Deolinda Satula Vilarinho, percorreu no final do dia de ontem, demoradamente, as instalações internas do Projecto da Central de Produção de Energia Solar (Fotovoltaica) em Lucapa com uma capacidade de produção de 7.192 MWdC, acrescido de 8 MWdc de capacidade de produção térmica, cujas as obras decorrem de igual forma a cumprir o cronograma de execução física, numa ordem de 50%. Esta é uma obra que vai beneficiar 40.000 pessoas com energia limpa e reduzir em 17 toneladas de emissão de dióxido de carbono por ano. A obra em Lucapa contempla 12.090 módulos fotovoltaicos e vai ter uma linha 7 611 quilômetros de linha de média tensão de 30 kV, tendo mão de obra nacional avaliada em 80 trabalhadores, numa área de 41 hectares durante 29 meses, com um custo avaliado em 19 706 428 de Euros.
Na sequência da visita, o titular da pasta da Energia e Águas recebeu do empreiteiro garantias de que as obras decorrem a bom ritmo e os resultados são animadores, obedecendo aos cronogramas previstos.
Na ocasião, o governante João Baptista Borges encorajou os trabalhadores engajados na missão para o cumprimento dos prazos de conclusão deste grande empreendimento para província.
No final da visita o ministro recomendou ao empreteiro oficial da obra que no âmbito da responsabilidade social de todos os projectos de implantação de painéis solares em curso nas mais diferentes províncias, que deixasse para as comunidades um posto de carregamento de baterias e motociclos elétricos de forma a promover nas comunidades a utilização da mobilidade eléctrica em alternativa à que utiliza combustíveis fósseis.
Ainda ontem o ministro João Baptista Borges visitou o local escolhido para a construção da Mini Rede de distribuição com 1700 ligações domiciliares para atender às necessidades energéticas da população de Lucapa.
Para o dia de hoje, reserva-se ao Ministro da Energia e Águas, uma jornada intensa, começando no Município do Nzage.

Poderá também achar interessante