Início Opinião No Huambo: Presidente do Movangola destaca importância dos Órgãos de Defesa e Segurança no garante da paz e estabilidade social no país

No Huambo: Presidente do Movangola destaca importância dos Órgãos de Defesa e Segurança no garante da paz e estabilidade social no país

por Redação

O presidente do Movangola, António Sawanga, na abertura do fórum nacional de Moralização da Sociedade, sob o lema: “Somos pela Paz, Unidade e Reconciliação Nacional” a realizar-se na província do Huambo, proferiu um discurso, esta sexta-feira (10), em que convidou os actores da sociedade civil organizada para a realização de acções sociais complementares ao desempenho do titular do Poder Executivo, no reforço das políticas públicas, no domínio da promoção de valores patrióticos, defesa da paz, apelo à conduta cívica exemplar, respeito às leis e preservação do património público.

No seu discurso, o Dr. António Alcino Sawanga, presidente do Movangola, começou por saudar as entidades presentes, convidados e demais participantes ao fórum nacional de Moralização da Sociedade, que se realiza sob o lema “Somos pela Paz, Unidade e Reconciliação Nacional” no Pavilhão Multiuso Osvaldo Serra Van-dúnem, na cidade do Huambo. Acompanhe a íntegra da alocução do presidente da Movangola:

– Sua Excelência Dr. José Paulino da Silva Cunha, digno secretário de Estado para o Interior; Exmo Comissário Manuel Gonçalves, delegado do Minint e Comandante provincial da Policia Nacional do Huambo; Exmo representante da senhora Governadora da província do Huambo; Digno Dr. Bamoquina Zau, membro da Mesa de Honra da Direcção Central do Movangola; Prezado senhor secretário provincial do Movangola no Huambo, José Timotéo Chetete; Respeitáveis efectivos dos Órgãos de Defesa e Segurança, afectos à Delegação do Minint na província do Huambo; Minhas senhoras e meus senhores:

É com elevado sentido de responsabilidade que manifesto grande satisfação pela presença amistosa dos efectivos dos Órgãos de Defesa e Segurança desta província, destacando deste modo, a honrosa presença de Sua Excia. Secretário de Estado do Interior, para mais um exercício de cidadania participativa, onde os desafios da democracia apontam para uma atitude consciente de contribuirmos cada vez mais, para o engrandecimento deste belo país.

Excelências!

Na perspectiva de galvanizar os actores da sociedade civil organizada para a realização de acções sociais complementares ao desempenho do titular do Poder Executivo, no reforço das políticas públicas, no domínio da promoção de valores patrióticos, defesa da paz, apelo à conduta cívica exemplar, respeito às leis e preservação do património público, a Direcção Central do Movimento de Apoio Solidário de Angola (MOVANGOLA), na qualidade de organização da sociedade civil e parceira do Estado Angolano, está a levar a cabo, ciclos de encontros comunitários, com os diferentes actores da sociedade civil angolana, que serão conformados em “FÓRUM DA MORALIZAÇÃO DA SOCIEDADE”, a decorrer sob o lema: “Somos pela Paz, Reconciliação e Unidade Nacional”, sendo que, a primeira fase, será realizada num período de 07 meses, em algumas provincias do país.

Esta Jornada teve abertura oficial em Luanda, no passado dia 21 de Janeiro do corrente ano e foi presidida por Sua Excelência Gen. Eugénio César Laborinho, Ministro do Interior.

Minhas senhoras e meus senhores!

Durante a realização do Fórum Nacional de Moralização da Sociedade, serão desenvolvidos em todo País, diferentes sub-temas a saber:

– A participação da sociedade civil, no processo da reconstrução, unidade nacional e preservação da paz; O papel da juventude no resgate e dissiminação de valores morais e cívicos, preservação do património público, respeito dos símbolos nacionais e órgãos de soberania; O papel dos Órgãos de Defesa e Segurança no garante da paz e estabilidade social; A participação da igreja na mediação de conflitos para harmonização social das famílias angolanas.

Contudo, o tema leva-nos a uma introspecção aturada e nos remete a uma reflexão patriótica, para os novos desafios do ponto de vista de Defesa, Segurança e Ordem Interna.

Caros compatriotas!

Hoje, em acção de continuidade, a Direcção Central desta organização, agendou este encontro de reflexão com estes valorosos combatentes que sempre estiveram na linha da frente, para junto reflectirmos sobre “O papel dos Órgãos de Defesa e Segurança, no garante da paz e estabilidade social no país”.

Estimados participantes!

O actual contexto político que o país atravessa, obriga o redobrar de todos esforços possiveis, onde os Órgãos de Defesa e Segurança são chamados a se afirmar condignamente e garantir a prontidão combativa e coesão no seio das familias angolanas.

Neste sentido, queremos aqui, reconhecer publicamente, em nome da sociedade civil organizada, o engajamento dos Órgãos de Defesa e Segurança, pelo seu elevado grau de responsabilidade patriótica, cuja postura positiva tem sido notável na intervenção do exercício da sua nobre missão, para manutenção da ordem e tranquilidade pública, promovendo a harmonização e paz social.

Excelências! Minhas senhoras e meus senhores!

Em nome da Direcção Central do MOVANGOLA, queremos realçar que a escolha deste tema, enquadra-se nos actuais desafios políticos, com diferentes segmentos dos órgãos de defesa e segurança, afectos especialmente ao Ministério do Interior, que têm conseguido de forma inteligente, contrapor efectivamente, todas as manobras provocatórias, que tentam desestabilizar a ordem estabelecida na República de Angola.

Caros compatriotas!

O MOVANGOLA vai continuar a desenvolver acções do género em todo país, pelo que, apela a todos Órgãos de Defesa e Segurança, no sentido de juntarmo-nos ao desempenho do Executivo angolano, na implementação das politicas públicas, liderado por Sua Excia. João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola e Comandante-em-Chefe;

Muito obrigado e bem haja!  (J24 Horas)

Poderá também achar interessante