O Ministro do Interior, Eugénio César Laborinho, garantiu sábado (15), na Arena BAI, em Luanda, a aquisição de meios técnicos e a construção de quartéis de socorro a náufragos
Victor Kavinda
O Comissário e Comandante Nacional do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB), Bensau Mateus, fazendo as honras da casa, avançou que os dados estatísticos referentes a época balnear 2021 a 2022, são bastante preocupantes.
“Foram registadas 558 mortes por afogamento, sendo 166 no mar, 217 em rios, 30 em lagoas, 85 nas cacimbas, 18 nas bacias de retenção, 09 nas fossas sépticas e 28 nos reservatórios de água”, sublinhou o Comandante.
“Estendemos também o nosso desejo de cobertura e prevenção contra os afogamentos nas unidades hoteleiras e não só, lá onde existem piscinas sem as devidas guarnições, a formação de vigilantes, onde não possuem credenciamento para utilização das mesmas”.
Com o aumento das cidades e densidade populacional, “nota-se a utilização dos rios, riachos, lagoas e lagos, onde a população satisfazem algumas necessidades básicas e fazem pesca, às vezes invadindo o habitat normal dos animais aquáticos”, alertou.
O ministro do Interior, Eugénio Cesar Laborinho, no seu pronunciamento durante o acto público de abertura da época balnear 2022/2023, na Arena BAI, Ilha do Cabo, que decorreu sob o lema, “Por uma época balnear segura, primemos pela responsabilidade e consciencialização na prevenção de afogamentos”, chamou a atenção para “a materialização do slogan do Executivo Angolano, liderado por sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, ‘trabalhar mais, e comunicar melhor’”.
O ministro garantiu que a direcção do Ministério do Interior irá trabalhar no sentido de adquirir meios técnicos e infra-estruturas, consubstanciadas na construção de quartéis de socorro a náufragos, nas províncias do litoral e do interior, com elevado índice de sinistralidade balnear”.
Na ocasião, o titular da pasta do Interior reiterou que “constitui, de igual modo, preocupação da direcção do MININT, a aquisição de veículos náuticos e terrestes para o fortalecimento das acções de prevenção e resposta às ocorrências, bem como para o reforço das operações de patrulhamento e buscas na orla marítima e fluvial”.
Importa referir que, no acto foram apresentados meios de socorro, bem como foram entregues certificados de mérito aos nadadores – salvadores que têm desempenhado a sua missão com zelo e dedicação; finalmente foram apresentadas as cores das bandeiras balneares e seus significados.
Participaram do acto, os secretários de Estado do MININT, José Paulino Cunha da Silva e Carlos Armando Albino, membros do Conselho Consultivo do MININT e do SPCB, autoridades administrativas locais e membros da sociedade civil.