O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, acompanhado por uma delegação composta por responsáveis e quadros seniores do MINEA, cumpre uma vasta agenda de trabalho aos mais variados projectos de transporte de energia e sistemas de abastecimento de água, nas províncias da Huíla e Cunene.
Começa esta segunda-feira, 4 de Novembro, uma longa jornada de trabalho do ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, às províncias da Huíla e Cunene, para aferir “in loco”, os níveis de execução, assim como o grau de implementação para o cumprimento dos prazos de conclusão dos projectos que visam a melhoria do atendimento dos serviços de abastecimento de água à população das referidas províncias.
Durante a visita, que se prolonga até quinta-feira, 7 de Novembro, o ministro João Baptista Borges, acompanhado por responsáveis e quadros seniores do Ministério da Energia e Águas (MINEA), vão constatar os empreendimentos na província da Huíla e avaliar as obras de construção dos novos Sistema de Abastecimento de Água no município da Humpata.
Posteriormente seguir-se-á a constatação ao local diagnosticado para a construção da Barragem do Nhene, no município da Humpata.
Ainda no seguimento da jornada de trabalho à Huíla, João Baptista Borges e a sua comitiva, vão aferir as obras do projecto de construção da Subestação Lubango Leste de 220/60kV e visualizar a linha em reabilitação de 220 kV Matala – Lubango.
De igual modo, as obras de construção do Sistema de Abastecimento de Água da localidade da Chibia, ainda na província da Huíla, serão igualmente visitadas.
Já na província do Cunene, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, vai avaliar o grau de execução das obras em curso no município de Curoca e da Cahama, no âmbito do Combate aos Efeitos da Seca, passando pelas barragens de Katchavali, Welola, Ndalele, Paveva e Luenji.
A jornada de trabalho estender-se-á às obras de Chitado Lote 9, seguindo-se as barragens de Ombwa, Ompupa 1 e 2, bem como o desvio para as barragens de Paveva, Ndalele e Luendji.
O grau de execução do Sistema de Abastecimento de Água de Chitado e o projecto de construção da barragem de Ompupa 1 e 2, a abertura oficial da ponte/passagem molhada de Ombwa ao Sistema da abastecimento de água da localidade da Cahama e o projecto da Barragem da Cova do Leão, mais o Canal de Desvio, constam da intensa vista de trabalho da delegação chefiada por João Baptista Borges naquela região, culminando com uma actividade no complexo dos projectos. (J24 Horas)