Início Sociedade MINISTRO DA ENERGIA E ÁGUAS ACOMPANHA EXECUÇÃO DOS PROJECTOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DO NZETO E PROJECTO DE ELECTRIFICAÇÃO

MINISTRO DA ENERGIA E ÁGUAS ACOMPANHA EXECUÇÃO DOS PROJECTOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DO NZETO E PROJECTO DE ELECTRIFICAÇÃO

por Editor

No quadro da agenda de trabalho na província do Zaire, o Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, realizou, no segundo dia da jornada de campo, uma visita de constatação ao projecto de abastecimento de água do Nzeto, cujas obras se encontram em curso, sob coordenação do governo local.

Antes desta visita, João Baptista Borges esteve no município do Quêlo, onde foram avaliadas as condições das infraestruturas de energia e águas, tendo o titular da pasta orientado às equipas técnicas soluções rápidas e eficazes, tendentes à melhoria das infraestruturas locais.

A visita foi efectuada na companhia do Governador Provincial do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, no âmbito do acompanhamento directo dos projectos estruturantes do sector das águas, com vista ao reforço do acesso sustentável à água potável para as populações.

O sistema de abastecimento de água do Nzeto, em execução, apresenta uma capacidade de produção de água de 165 metros cúbicos por hora e uma capacidade de distribuição de 48 metros cúbicos por hora.

A rede de distribuição contempla um total de 138 ligações domiciliárias, distribuídas entre a sede da comuna da Musserra, com 110 ligações e 8 chafarizes e a localidade do Loge Pequeno, com 28 ligações e 3 chafarizes, incluindo ainda os pontos ao longo da conduta adutora.

O projecto integra igualmente a construção de três reservatórios elevados, com uma altura de 10 metros, sendo dois com capacidade de 200 metros cúbicos e um com capacidade de 60 metros cúbicos. Actualmente, a empreitada regista um grau de execução física estimado em cerca de 47%.

No mesmo dia, o Ministro da Energia e Águas deslocou-se à Fazenda Girassol, no âmbito do projecto de electrificação das povoações do desvio do Ambriz, Loge Grande, Maladi e Quissema, abrangendo as províncias do Bengo e do Zaire.

Este projecto de elevado impacto socioeconómico contempla a construção de 34 quilómetros de linhas de média tensão a 30 kV, a instalação de postos de transformação aéreos, a implementação de cerca de 8 quilómetros de rede de baixa tensão e a realização de aproximadamente 600 ligações domiciliárias.

A empreitada apresenta um nível de execução física de cerca de 84%, com os trabalhos a decorrerem a um ritmo considerado satisfatório, perspectivando-se a sua conclusão dentro dos prazos estabelecidos, em benefício directo das populações abrangidas.

Tanto o projecto de construção do sistema de abastecimento de água do Nzeto como o de electrificação das povoações do desvio do Ambriz, Loge Grande, Maladi e Quissema, ambos revestem-se como sendo estratégicos para esta região e para os seus habitantes e reforçam o compromisso do Executivo angolano na melhoria contínua e sustentável das condições de vida dos angolanos.

Poderá também achar interessante