O Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, ladeado pelo Governador Provincial de Luanda, Manuel Gomes Homem, cumpriram esta sexta-feira (11) uma vasta agenda de trabalho nos mais variados projectos e sistemas estruturantes em curso.
A jornada de campo desta sexta-feira, 11 de Outubro, garante aferir “in loco”, os níveis de execução, grau de implementação para o cumprimento dos prazos de conclusão dos projectos que visam melhorar o atendimento dos serviços de abastecimento de água à população da cidade e da província de Luanda.

Assim sendo, João Baptista Borges, acompanhado de uma vasta delegação composta por responsáveis e quadros sénior do MINEA, EPAL, ENDE constataram os seguintes empreendimentos:
Partindo do Centro de Distribuição do Bom Jesus KM 44(CD), a visita estendeu-se ao Novo Sistema de Abastecimento de Água do Quilonga Grande, em construção, localizado no município de Icolo e Bengo,
que terá uma capacidade de produção de 518.000 metros cúbicos/dia, e uma extensão de conduta adutoras de 107 km, para beneficiar cerca de 3.500.000 mil habitantes.
O referido sistema vai contar com os Centros de Distribuição(CD) das zonas de Cacuaco2, Zango, Novo Aeroporto, Km30, Capalanga, Bom Jesus e Piv.

Os governantes verificaram o grau de execução das obras do sistema de captação do Quilonga e o traçado da conduta de água bruta, até à Estação de Tratamento de Água deste mesmo sistema.
O recinto em construção para a Estação de Tratamento de Água (ETA) e do Centro de Distribuição de Água do Bom Jesus (CD) e as obras do Centro de Formação no Kikuxi foram igualmente avaliados.
Na sequência da jornada de constatação, os governantes analisaram os níveis de operacionalidade da Subestação do Zango e radiografaram as obras da Subestação da Vila Calumbo com uma potência instalada de 40 MVA, nível de tensão AT/MT, 60/15 kv e 60/30 kV, que vai reforçar e melhorar o grau de atendimento do serviço de fornecimento de energia eléctrica às mais diferentes localidades do distrito do Zango e Calumbo .
Seguiram-se as obras da Subestação de Vila Flor, com uma potência instalada de 40 MVA, nível de Tensão 60/15 kV para atender as necessidades da comunidade de Vila Flor e não só.
O grau de execução do novo Sistema de Abastecimento de Água do Bita, em construção, localizado no Município de Belas, um projecto que visa a produção nominal de 259.200 metros cúbicos/dia, um armazenamento de 100.000 metros cúbicos, tendo como zonas de reforços, os distritos do Benfica e Camama, também mereceu a atenção dos dirigentes, assim como as obras de construção da Estação de Tratamento de Água do Bita (ETA) e o local de Stock das tubagens adutoras do mesmo projecto.
Realça-se que o projecto Bita terá uma extensão de condutas adutoras de 65 km, sendo que a Extensão da Rede de Distribuição é de 3.700 Km, as Ligações Domiciliares de 170.000, CD – Centros de Distribuição nas zonas do Bita, Cabolombo, Ramiros e Morro dos Veados.
Para finalizar a jornada de campo, analisou-se ainda o grau de execução das obras em curso no novo Sistema de Abastecimento de Água do Morro Bento, no distrito urbano da Maianga, sendo que, anteriormente, verificou-se o longo traçado da conduta que passa pelo Patriota/Futungo até ao Centro de Distribuição (CD) do Morro Bento (UGP), um projecto que vai permitir a extensão da rede para atender o abastecimento de água desta comunidade da província de Luanda. (J24 Horas)
