Início Sociedade Mercado do Trinta: SIC aborda prevenção à deliquência juvenil num encontro com vendedoras

Mercado do Trinta: SIC aborda prevenção à deliquência juvenil num encontro com vendedoras

por Redação

No âmbito de acções de prevenção à delinquência juvenil no seio da família, o Serviço de Investigação Criminal, através da sua Direcção de Atendimento ao Menor em Conflito com a Lei, realizou em um  dos pavilhões do mercado do 30, município de Viana, uma palestra com o tema “O papel da Mulher na Prevenção da Delinquência Juvenil”

Victor Kavinda

O acto foi presidido pela  Subcomissário de Investigação Criminal, Luísa Porfírio Luís Paim, directora da Direcção de Atendimento ao Menor em  Conflito com a Lei, ladeada pelo  Superintendente-Chefe Mateus Vicente Graciano, chefe de departamento de Prevenção Criminal, Inspector-Chefe Angelino Cachiluyia, Inspector João Ipanga, ambos efectivos seníores da Direcção de Atendimento ao Menor em Conflito com a Lei.

A palestrante começou por saudar os presentes e falou da prevenção, as causas e os cuidados que se  deve ter com os filhos e não só, realçando que a delinquência no seio familiar deixou de ser um problema familiar, passou a ser da sociedade.

Fez menção de algumas causas que influenciam o menor para o consumo de bebidas e outras drogas e, a título de exemplo, citou o acto de  mandar comprar drogas, bebidas alcoólicas, assim como de fazê-los circular em locais potenciais para o consumo e venda de qualquer tipo de droga.

Luísa Paim manifestou a preocupação do Serviço de Investigação Criminal com o nível de criminalidade dentro das famílias, fazendo entender que “o papel do SIC não é apenas prender, mas também prevenir,  sensibilizar e estamos  capacitados e munidos de especialistas para o efeito”, garantiu.

Apelou ainda à cultura da denúncia para um combate mais cerrado à criminalidade com a ajuda das famílias. “Um País não cresce com criminosos, mas sim com homens e mulheres de bem”, frisou.

Entretanto, os vendedores louvaram a iniciativa e afirmaram que vão colaborar com o SIC na prevenção à delinquência juvenil e a criminalidade de forma geral.

Participaram da palestra efectivos seníores da Direcção de Atendimento ao Menor em conflito com a Lei e mais de 300 vendedores, entre homens e mulheres do mercado do 30.

Poderá também achar interessante