Início Sociedade IGAE frustra tentativa de apropriação indevida de viaturas do Governo Provincial de Luanda

IGAE frustra tentativa de apropriação indevida de viaturas do Governo Provincial de Luanda

por Redação

A Inspecção Geral da Administração do Estado recuperou onze viaturas, sendo quatro da administração municipal do Cazenga e sete do Distrito Urbano do Kilamba, que estavam em posse de antigos gestores públicos, que, apesar de alertados para procederem a entregar voluntária dos meios, pretendiam se apropriá-los de maneira indevida.

As viaturas, no entanto, foram, nesta quarta-feira, devolvidas, pela Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE), ao Governo da Província de Luanda (GPL), na condição de legítimo proprietário.

A entrega simbólica das viaturas, de marca Mitsubish-Pajero, Toyota-Land Cruiser e Ford-Ecosport, foi feita pelo inspector-geral IGAE, Sebastião Gunza, ao governador de Luanda, Manuel Homem, a fim de, à posterior, serem restituídas as administrações.

Na ocasião foram, igualmente, entregues nove viaturas das marcas Hyundai, modelo Grand I10 e três motorizadas Ling-Ken. As chaves de três residências de função, duas T1, da administração do Distrito Urbano do Kilamba e Escola Ngola Nzinga, foram, ainda, entregues ao governador Manuel Homem-

A recuperação desses meios, realçou o inspector-geral, é resultante de um árduo trabalho e quadro de transparência que se procurar estabelecer no sector da administração pública.

O processo, frisou Sebastião Gunza, continuará a ser operacionalizado para controlar e evitar a apropriação ilegal dos bens públicos.

O governador Manuel Homem disse que os quadros do governo da provincial, incluindo das administrações municipais, entre outros organismos, são orientados a estarem comprometidos com as regras de gestão e funcionamento da administração pública, salientando que a sua gestão tem assegurado e garantido a autoridade do Estado, quando observadas atitudes negativas.

Os gestores devem-se cumprir, rigorosamente, com as regras de gestão do património público, visando dar resposta e proteção ao bem do Estado, destacou o governador, acrescentando que são privilegiados os gestores locais tenham revelam um comportamento íntegro.

Poderá também achar interessante