Início Sociedade Dr. Sebastião Gunza defende digitalização urgente do Arquivo do Tribunal de Contas

Dr. Sebastião Gunza defende digitalização urgente do Arquivo do Tribunal de Contas

por Redação

A digitalização do Arquivo é uma prioridade do Tribunal de Contas de Angola. A digitalização dos tribunais pode trazer benefícios como: Simplificar e acelerar os processos; Reduzir pendências; Evitar e reduzir o tempo e esforço em tarefas repetitivas.

O Venerando Juiz Conselheiro Presidente, Dr. Sebastião Gunza, destacou a necessidade urgente de transferir o arquivo do formato físico para o digital, durante a sua visita às instalações do Tribunal de Contas, sitas na Rua da Liberdade, no bairro Vila Alice, em Luanda, na passada quinta-feira, 24 de Outubro.

Esta medida visa garantir um acesso mais fácil à informação e resolver os problemas de conservação actualmente enfrentados pelo arquivo.Durante a visita, o Juiz Conselheiro Presidente apresentou sugestões para o processo de reabilitação do edifício, que abrigará o futuro Centro de Formação, a Biblioteca e o Arquivo da Instituição Superior de Controlo.

O Eng. Venâncio Junqueira, chefe de Secção do Centro de Documentação, informou que a formação recente em Técnicas de Gestão de Arquivos, realizada pelo Arquivo Nacional, tem contribuído para uma melhor gestão do acervo.

A transição para o formato digital permitirá um melhor controlo sobre a temporalidade e a vida útil da documentação existente.

O Centro de Documentação está actualmente a alocar técnicos de outras divisões para formar uma equipa dedicada à selecção, organização e armazenamento da documentação, garantindo o adequado enquadramento de acordo com a natureza dos processos.

As obras nas instalações da Vila Alice estão em fase de conclusão e visam reforçar o programa de melhoria das condições de operacionalidade proposto pelo Venerando Juiz Conselheiro Presidente.

A visita foi acompanhada pelo Director dos Serviços Administrativos, Dr. Edilson Eduardo; o Director dos Serviços Técnicos, Dr. Carlos António, e outros responsáveis da Instituição. (J24 Horas)

Poderá também achar interessante