Início Sociedade DETIDO 1 UM CIDADÃO QUE SE FAZIA PASSAR POR FUNCIONÁRIO DA JUSTIÇA

DETIDO 1 UM CIDADÃO QUE SE FAZIA PASSAR POR FUNCIONÁRIO DA JUSTIÇA

por Redação

No seguimento de inúmeras denúncias prestada ao Call Center da IGAE, por vários Cidadãos, alegando estarem a ser exigidos ao pagamento de Kzs 10.000.00 por um indivíduo que se identificava como funcionário da justiça.

Para aferir da mesma, uma equipe de inspetores  da IGAE, que se fez acompanhar de técnicos do SIC, deslocou-se a Administração do Distrito Urbano do Rocha Pinto,  onde funciona o posto de Identificação de Identificação Civil e Criminal e se depararam com o cidadão que responde pelo nome de Matala  Vasco João,  de 46 anos de idade, residente no Distrito Urbano do Rocha Pinto, a exigir a alguns cidadãos nacionais e estrangeiros uma importância em dinheiro para tratarem o Bilhete de identidade, alegando ser sua actividade como funcionário do Registo de Identificação e Notariados, o que causou espanto pelo facto deste, não possuir  cartão de identidade.

Interpelado o Director Nacional de Registos e Notariados, Dr. Irineu Matamba, disse que não conhece o cidadão em causa e nem faz parte dos quadros da instituição que dirige.

Diante dos factos, o mesmo, foi detido e entregue aos técnicos do SIC, por não ter nenhum vínculo laboral com Ministério da Justiça e nem fazer parte dos quadros deste órgão.         

Numa primeira análise, se depreende que o mesmo incorre nos crimes de exercício ilegal de profissão e de usurpação de funções, previstos nos termos dos artigos 210° e 339° do Código penal, pelo que, sob detenção, foi encaminhado á Direção Geral do SIC afim de ser presente ao Magistrado do Ministério Público, para legalização da detenção e responder pelos aludidos Crimes.

Poderá também achar interessante