Início Sociedade Centro de deslocados da zona 10 em Viana benefecia de assistência médica e medicamentosa

Centro de deslocados da zona 10 em Viana benefecia de assistência médica e medicamentosa

por Redação

As 365 famílias do Centro de Deslocados da Zona 10, do Bairro Vila Nova, no distrito urbano de Viana, beneficiaram, na terça-feira (26), de assistência médica e medicamentosa gratuita, para acudir e garantir saúde das pessoas desta comunidade residentes no município satélite de Luanda

Victor Kavinda

A actividade teve como objectivo levar assistência de saúde mais próxima dos munícipes, bem como a realização de consultas médicas, com realce para as patologias que são recorrentes naquela comunidade. Os utentes, entre homens, mulheres, crianças e idosos, beneficiaram de serviços de consultas grátis nas áreas de Malária, Medicina, CPN, Planeamento Familiar, Vacina de Rotina, Vacina da Covid e Farmácia, no âmbito da realização da feira de saúde, promovida pela Administração Municipal de Viana.

Matondo Alexandre, director municipal da Saúde de Viana, disse que a realização da feira é estratégica e visa contrapor alguns focos a nível do município, onde a situação epidemiológica apresenta-se como muito má.

O responsável da saúde em Viana apontou a gestação precoce por parte de meninas com  idades compreendidas entre os 14, 15 e 16 anos, como uma das grandes preocupações naquela comunidade.

“Um dos trabalhos que vamos fazer nesta comunidade tem a ver com o planeamento familiar mais activo. Vamos trabalhar com as adolescentes e jovens, no sentido de aconselharmos a não se apressarem com a gestação, primarem pela formação e fazer entender que as dificuldades sociais não podem expor esta franja da sociedade a uma gestação de risco. Por esta realidade vamos trabalhar com os pais e as autoridades deste centro e acima de tudo implementar, neste local, um programa intenso de planeamento familiar e saúde reprodutiva”, frisou o director da saúde, Matondo Alexandre.

Os moradores desta comunidade, por sua vez, agradeceram a iniciativa da administração municipal e apelaram à continuidade destas acções que visam garantir saúde e melhorar a vida destas populações provenientes das províncias do Bengo, Huambo e Bié, como resultado do conflito armado que o país viveu anteriormente.

A feira que contou com a participação de 15 técnicos da Direcção Municipal da Saúde serviu também para a distribuição de fármacos e mosquiteiros aos utentes, bem como aconselhamento às adolescentes sobre os riscos da gravidez precoce.

A comunidade do Centro de Deslocados do bairro Vila Nova, no distrito urbano de Viana, conta com mais de trezentas (300) famílias nesta condição desde o ano de 1992.

De forma a garantir assistência social aos moradores deste centro, a administração municipal vai proceder, duas vezes por semana, a realização da feira de saúde, a distribuição de água por via de cisternas, que teve início no mesmo dia, no âmbito do programa “Água na Minha Comunidade”, bem como vai criar uma sala de assistência para consultas e aconselhamento através de palestras.

Poderá também achar interessante