Início Sociedade BENGO GANHA PRIMEIRA FÁBRICA DE CONTADORES PRÉ-PAGOS DE ENERGIA E ÁGUAS

BENGO GANHA PRIMEIRA FÁBRICA DE CONTADORES PRÉ-PAGOS DE ENERGIA E ÁGUAS

por Redação

O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges e o ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, testemunharam hoje, 15 de Junho do corrente ano, na província do Bengo, a inauguração da primeira unidade fabril de contadores pré-pagos da empresa INOTEC.


A cerimónia foi igualmente testemunhada pelo vice-governador para a Área Técnica do Bengo, Edson Cruz, em representação da governadora da província, pelo Secretário de Estado para a Indústria, PCA da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), administradores de empresas do sector, responsáveis da INOTEC e do MINEA.


A referida unidade de produção, que emprega 28 trabalhadores, marca o início de uma aposta no desenvolvimento do polo industrial, que irá permitir a criação de inúmeros postos de trabalho de forma a reforçar a capacidade de produção interna. Numa primeira fase, irá produzir 700 unidades por dia e, anualmente, cerca de 184.800.
Depois do acto simbólico do corte da fita, os governantes efectuaram uma visita guiada às instalações, onde receberam várias explicações sobre o processo de produção dos contadores.


O titular da pasta do sector de Energia e Águas, ao proferir algumas considerações, realçou que esta é a terceira fábrica de montagem de contadores em Angola e, naturalmente, manifestou-se satisfeito pelo facto do sector privado ouvir a mensagem de se efectuar investimentos numa área crucial, como é a contagem de energia eléctrica.
O ministro destacou ainda que o sector tem um grande desafio pela frente, que passa pela electrificação do país, com cerca de 250.000 novas ligações para executar, anualmente, em todo território nacional e cada uma dessas ligações necessita de contadores.


A grande vantagem dessa unidade, disse, não é só de fornecer contadores mas, também, de poder emprestar um serviço pós-venda, o da reparação dos contadores.
A criação de empregos para os técnicos nacionais jovens, é outra enorme vantagem elencada pelo ministro João Baptista Borges, que encorajou o surgimento de mais projectos desta natureza que possam ser implementados em outras partes do país.


Ressaltou que o desafio é investir em outros domínios da produção de materiais eléctricos, como de torres de baixa tensão, média e alta tensão, criando assim uma indústria local que suporte, de facto, este grande investimento que o Executivo está a implementar para a electrificação do país.
Durante a inauguração, os governantes procederam ao lançamento da primeira pedra para a segunda unidade de produção, com uma área de 3.200 m2, que se destinará ao reforço da capacidade produtiva para 2.000 contadores por dia, com uma capacidade de produção de 500.000 contadores por ano e também para a expansão do segmento de outros produtos.
Ainda, no âmbito da intensa jornada de campo, o ministro João Baptista Borges visitou as instalações da fábrica de contadores da empresa Métricas Soluções do Grupo China-Angola, em Luanda, onde foi informado sobre o funcionamento da mesma.

Poderá também achar interessante